terça-feira, 18 de novembro de 2014

Ilha de Mexcaltitán - A Veneza Mexicana

Mexcaltitán de Uribe ou apenas Mexcaltitán, é uma pequena vila em uma ilha localizada em um dos lagos dos estuários ao norte de San Blas, no município de Santiago Ixcuintla, no estado mexicano de Nayarit. Duas ruas paralelas atravessam a ilha oval de norte a sul, e outros duas de leste a oeste, onde se cruzam no meio para formar uma praça moderna. A ilha é fascinante vista a partir do ar.

A única outra rua se estende ao redor da ilha em um círculo, em paralelo e não muito longe da água. Há uma igreja, algumas lojas, um salão de bilhar, um museu e um escritório administrativo na área central da aldeia, enquanto que casas baixas de tijolos de adobe e cimento, se alinham nas ruas de terra que se estendem até a beira d'água. Durante vários meses da estação chuvosa, a subida das águas inunda as ruas que fazem das viagens em barco, a única opção. Por esta razão, a ilha ganhou o apelido de "A Veneza Mexicana".

Acreditam que esta antiga vila-ilha era a terra natal ancestral dos astecas antes de saírem em sua peregrinação em 1091 para encontrar Tenochtitlan (a moderna Cidade do México). Nos dias atuais, Mexcaltitán é principalmente uma vila turística com a pesca do camarão como a principal fonte econômica dos habitantes da ilha.

Os homens se dirigem para as zonas úmidas das redondezas no início da noite em pequenos barcos, para voltar pouco antes do amanhecer com as suas capturas. Durante todo o dia, os camarões ficam espalhados para secar nas calçadas altas. Além de proporcionar espaço para a secagem ao sol de camarões, esses lances altos protegem as casas de inundações quando o nível da água sobe muito.







Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário