terça-feira, 11 de novembro de 2014

Ksar Ouled Soltane - Um Celeiro Fortificado

Localizado a cerca de 20 km ao sul da cidade de Tataouine, no sul da Tunísia, Ksar Ouled Soltane é um celeiro fortificado atraente e bem preservado, construído pelos Berberes no século 15. Elaborado com adobe, o ksar é distribuído ao longo de dois pátios, cada um dos quais possui um perímetro de vários andares com cavidades graneleiras abobadas chamadas de ghorfas.
 
Naqueles tempos descontrolados da idade média, celeiros eram frequentemente edificados para deter ataques nos suprimentos de uma aldeia. Como outros celeiros criados por comunidades berberes do Norte Africano, Ksar Ouled Soltane está localizado no topo de uma colina, para ajudar a protegê-lo de grupos atacantes.

Ksar Ouled Soltane foi originalmente construído no século 15 e teve centenas de ghorfas para armazenamento de grãos. Mais tarde, no século 19, o ksar foi estendido a um segundo pátio e o número de ghorfas aumentou para cerca de 400. Os dois pátios estão ligados por uma passagem feita de madeira de palma.

Ghorfas se elevam a quatro andares de altura e são acessíveis por escadas externas íngremes que alcançam as portas individuais uma por uma. Cada ghorfas era atribuído e utilizado por uma única família. Durante cinco séculos, as tribos nômades usaram para armazenar grãos e azeitonas. Nas tardes de sexta-feira, os pátios funcionavam como pontos de encontro para a comunidade, a maioria dos quais, passava a maior parte do seu ano nas pastagens com suas cabras, ovelhas e camelos.

Ksar Ouled Soltane apareceu no filme Guerra nas Estrelas Episódio I: A Ameaça Fantasma, como alojamentos de escravos onde Anakin e sua mãe viviam. O Ksar foi reparado em 1997 e restaurado ao seu estado original, embora com cimento, em vez dos materiais originais de lama e tijolos. Ele é agora um destino turístico popular.




Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário