segunda-feira, 17 de novembro de 2014

TomTato - Uma Planta que Produz Tomates Acima do Solo e Batatas Abaixo


Foi desenvolvida uma planta extraordinária que produz tomates e batatas no Reino Unido. Apenas em uma dessas plantas, podem crescer mais de 500 tomates cereja doces acima do chão e uma colheita decente de batatas brancas abaixo.

Apropriadamente chamado de ''TomTato''(tomato & potato), a planta é 100% natural e não geneticamente modificada, como seria de se esperar. O TomTato, foi desenvolvido através de alta tecnologia de enxertia por Thompson e Morgan, uma empresa hortícola baseada na cidade de Ipswich, Suffolk, Inglaterra. Embora plantas similares foram criadas no Reino Unido antes, esta é a primeira vez que alguém conseguiu produzir uma versão comercialmente viável.

De acordo com Guy Barter da Royal Horticultural Society (RHS), o gosto era um verdadeiro problema com variedades anteriores, mas o TomTato parece ter atingido o prêmio.
"nós estamos vendo isso com interesse real porque Thompson e Morgan é uma empresa realmente respeitável com muito a perder e eu não descartaria que poderia ser uma planta muito valiosa para eles," explicou. "No passado nunca tivemos qualquer fé nas plantas - elas não foram muito boas - mas a enxertia chegou aos trancos e barrancos nos últimos anos."


O diretor Paul Hansord da Thompson e Morgan disse que o TomTato é o resultado de uma década de trabalho duro. Ele primeiro teve a idéia da planta 15 anos atrás, quando ele visitou um jardim nos Estados Unidos onde alguém plantou uma batata sob um tomate como uma piada. Foi quando ele percebeu que os dois poderiam ser enxertados juntos porque pertencem à mesma família. Ele tem trabalhado no Tomtato desde então e parece tê-lo finalmente aperfeiado.

"Foi muito difícil de conseguir porque, a haste do tomate e a haste da batata precisam ter a mesma espessura para o enxerto funcionar", ele disse. Mas depois de muita tentativa e erro e com a ajuda de especialistas de enxerto, ele conseguiu chegar a um método de produzir uma variedade de batata com o tamanho certo. Um pedaço de tecido do tamanho de um alfinete é cortado de cada planta, checado contra vírus e cultivados separadamente em gel e depois em adubo. Quando estão com duas polegadas de altura, suas hastes são cortadas em ângulos idênticos e enxertadas umas nas outros.

A extremidade inferior da planta de batata e a extremidade superior da planta de tomate são recortadas juntas, até formar uma junção natural. "Cada planta TomTato é especialmente enxertada à mão para criar esta característica única de duplo corte. Não há nenhuma modificação genética - é um processo totalmente natural e seguro", acrescentou Hansord. A enxertia começa em um laboratório especializado na Holanda, e as plantas são então enviadas para o Reino Unido onde são cultivadas em estufas até ficarem grandes o suficiente para serem vendidas.


"É uma operação altamente qualificada. Temos visto produtos similares. No entanto, em uma inspeção mais minuciosa, a batata é plantada em um vaso com um tomate plantado no mesmo vaso – nossa planta é uma que não produz nenhuma folha de batata." Na verdade Hansord alega que o tomate-cereja do TomTato são muito mais doces do que aqueles disponíveis nos supermercados. "o TomTato tem sido testado por vários anos e o resultado final é muito superior a qualquer coisa que eu poderia ter esperado.
Tranças cheias de tomates que têm um sabor que faz dos das lojas de tomates ficarem não comestíveis, assim como, uma boa colheita saudável de batatas no final da temporada."

A empresa disse que as plantas durariam por uma temporada - quando os tomates estão maduros para a colheita, as batatas podem ser desenterradas também. Ambas as extremidades da planta foram testadas para alfa-solanina – um veneno que pode afetar as plantas - e isso foi certificado como seguro. ''Pode ser plantado do final de abril e produz ramos cheios de tomates que têm um sabor tradicional picante e doce, de julho a outubro e uma boa colheita saudável de batatas de uma variedade versátil, que pode ser cozida, feita purê, assada ou fritas, no final da temporada''. 

.
O TomTato foi revelado em setembro e está disponível para jardineiros em todo o Reino Unido a £14,99 (62 reais) por planta de 8.89 cm. Espera-se que o público alvo sejam as pessoas que não têm muito espaço em seus jardins para uma grande variedade de plantas. Pode ser plantado dentro ou fora, em um pátio grande ou em um saco de 40 litros.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário