quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

A Beleza do Consumismo - Os Cartazes de Alphonse Mucha

Alphonse Mucha (1860-1939), também conhecido como Alphonse, mas principalmente como Mucha, foi um artista representativo do Art Nouveau. Nasceu na Checoslováquia, mas teve uma formação acadêmica em diversas cidades como Munich, Viena e Paris; cidade em que começou a estudar em 1887, e posteriormente instalou sua oficina de pintura e desenho.

A fama desse artista se deve a levar a arte do cartaz modernista à perfeição; principalmente seus cartazes de figuras femininas, já que tiveram grande reconhecimento e admiração na época modernista na Europa por sua elegância e classe, a diferença do alto grau de erotismo e sedução que contemporâneos seus como Klimt ou Beardsley tinham posto de moda.

1899, Cartazes para Moët & Chandon, Alphonse Mucha Esteja-Artists Rights Society (ARS), New York-ADAGP, Paris
O cartelismo voltou-se uma nova forma de expressão e um elemento publicitário chave em sua época. Estes são exemplo de como a beleza da arte, a técnica e seu esteticismo têm um alto poder político e convincente; além disso, a publicação na rua não só fazia esteticamente mais atraentes visualmente e lhes dava um toque decorativo, mas também que significa uma mudança no objetivo artístico e no espaço expositivo/artístico "oficial", já que agora a obra sai do museu à rua. Seus cartazes, além disso, engrandecem os valores da nova classe média e alta que se sente identificada com as imagens de luxo e consumo. Por exemplo, os que anunciam os cigarros Job, o perfume Sylvanis Essence, ou o licor Nectar.

Cigarros Job

Sylvanis Essence Perfume, 1899. Alphonse Mucha Esteja-Artists Rights Society (ARS), New York-ADAGP, Paris

Nectar Liqueur Superfine, Alphonse Mucha Esteja-Artists Rights Society (ARS), New York-ADAGP, Paris

A atriz de teatro e cinema francesa, Sarah Bernhrdt, esteve vinculada pessoalmente com Mucha, e serviu-lhe como musa em muitos de seus cartazes em que anunciava as atuações da atriz:

1899, Cartazes (litografia) para Hamlet, atuando Sarah  Bernahrdt, Alphonse Mucha Estate-Artists Rights Society (ARS), New York-ADAGP, Paris

Mais cartazes propagandísticos do artista:







Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário