quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

A Caverna das Motos de paris - O Segredo do Sena

Nas margens do Sena, no coração de Paris, em um assento na primeira fila de um barco turístico que navega por alguns dos mais belos monumentos da cidade e da arquitetura neoclássica, há um pouco de esconderijo secreto inesperado à vista...

Ao passear pelo lado das casas flutuantes encantadoras ao lado da Pont de la Concorde e admirar a vista da Torre Eiffel brilhando sobre a água, é preciso manter os olhos abertos à porta de entrada de uma das garagens de motocicletas mais improváveis de que se tem notícia.

Não há nenhum sinal indicando que pode haver alguma coisa lá dentro, exceto, claro, essas máquinas estacionadas como leões metálicos que guardam a entrada secreta.

Apenas um discreto cartão telefônico dá uma pista sobre o que está por trás dessa porta medieval no rio Sena.

Esta é a Leeway Custom Motorcycles, um atelier de motocicletas clandestino, especializado na manutenção, renovação e customização de motos antigas e míticas. Uma realização de dois jovens parceiros ambiciosos, Tom (à direita) e Etienne (à esquerda). Tom cresceu em um barco a poucos metros de distância desta garagem, que até pouco tempo atrás, era uma área de armazenamento abandonada por trabalhadores de manutenção no Sena. Com o amigo e parceiro Etienne, um mecânico apaixonado, juntos eles criaram este pequeno negócio único no mais improvável dos lugares, tudo pelo amor pelas motos personalizadas.

Enquanto Tom observava seu pai restaurar motos na sua tenra idade de dois anos, Etienne raramente podia ser encontrado fora da garagem. Sempre bisbilhotando o interior de um motor com mãos enegrecidas. Ele veio para Leeway Motorcycles depois que deixou o seu emprego em tempo integral em outra garagem de Paris e começou a trabalhar nas motos que ele realmente ama, às vezes, passando da meia-noite trabalhando ao lado de Tom no seu atelier em uma caverna a poucos metros do rio Sena, com os sons de suas ondas batendo contra os bancos de paralelepípedos.

Sendo residente de longa data no Sena, como que em uma pequena comunidade em si, composta por proprietários de barcos que ancoram no mesmo lugar há décadas, Tom tem obtido as bênçãos de seus vizinhos ao assumir a área de armazenamento abandonada com seu novo empreendimento. E a Leeway Motorcycles nasceu. Devido à sua localização privilegiada nas paredes subterrâneas medievais do Sena, que ainda é considerado um monumento histórico da cidade, foi permitido a Tom e Etienne a escolha da decoração das coisas, mas com limitações.

"Nós não estamos autorizados a fazer qualquer coisa nas paredes ou fazer grandes mudanças", diz Tom. "Mas isso é justamente como gostamos disso - autêntico. Nós não estamos tentando fazer produtos de luxo aqui. Minha moto não é uma Ferrari. Ela cheira, ela vaza, ela dorme fora, mas é a minha moto."

Este espírito também se reflete na taxas personalizadas da loja de motos. Enquanto a maioria das garagens em Paris normalmente cobram em torno de € 11K (35 mil reais) por uma personalização completa, a Leeway está mais interessada em assumir os projetos mais interessantes e desafiadores onde possam trabalhar em torno do orçamento do cliente. Na Leeway se pode gastar cerca de metade do que se faria em uma grande garagem e ainda por cima, com duas vezes mais paixão entrando em sua moto. Mas, claro, você vai ter que encontrá-los em sua caverna secreta em primeiro lugar...





Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário