quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

A Essência Malévola da Palavra "Mor"

Esta é sem dúvida uma das curiosidades mais singulares dentro da etimologia. Alguma vez você parou para pensar na grande quantidade de nomes existentes na literatura que começam ou possuem a partícula "Mor"? Personagens maus, cavalheiros de refinada escuridão e malignidade que passeiam por nossos livros e pelas telas dos cinemas. Veja alguns exemplos: Mordor, Moriarty, Morlock, Moreau...

Qual a explicação para essa casualidade linguística?

Voldemort (Harry Potter)


Clássicos malévolos da literatura

A etimologia tem a faculdade de se aprofundar nas raízes das palavras para nos revelar o seu significado, sempre curioso, sempre didático. O mundo da literatura gira por si só em um universo de casualidades em que diversos autores ao longo da história, pareceram querer escolher uma mesma raiz para criar os nomes de seus personagens malévolos, os "Nêmesisdos protagonistas de suas clássicas novelas.

Mordor é onde vive Sauron, e fica situado no sudeste da Terra Média em o Senhor dos Anéis)


Para que possa ver do que se trata, aqui colocamos alguns exemplos curiosos:

O inimigo do jovem mago Harry Potter e assassino de seu pai foi Lord Voldemort.
No Senhor dos Anéis, Frodo tem que atravessar Moria para chegar a Mordor jogar o temível anel e poder assim enfrentar a Sauron, o tenente-general de Morgoth.
O arqui-inimigo de Sherlock Holmes, é James Moriarty.
Lembremos também de Sir Mordred, filho incestuoso do Rei Artur e Morgause, e ainda, Morgana, a feiticeira.
H.G Welles também criou um personagem com esta raiz em sua novela "A ilha do Doutor Moreau". Em "A máquina do tempo", nos presenteou com as temíveis criaturas inesquecíveis: os Morlocks.
Um dos inimigos mais clássicos do Homem-aranha é Morbius.

Homem-aranha e Morbius


Que significado tem a raiz "Mor"?

Como você pode comprovar, são muitos os nomes que têm como raiz principal essas três sonoras letras. Sua origem é claramente anglo-saxã. Provém da palavra inglesa "murder", "morth" em inglês antigo. Em alemão, esta raiz significa "escuridão". Mas não pense que "Mor" aparece unicamente nessas línguas, também tem claros exemplos em nosso português, onde derivam termos como "morte" ou "moribundo".

Na atualidade também existem nomes como Morticia (Addams) que incluem a sílaba Mor.
Conotações escuras e lúgubres, tão acertadas para compor fantásticos nomes de vilões e antagonistas na literatura e mais uma deliciosa curiosidade para compartilhar com seus amigos nas redes sociais:)

Fonte Fonte Fonte

3 comentários: