segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Curionautas Doodles #104

* Essa postagem trás os Doodles, que são as mini-postagens com curiosidades que publicamos na na nossa página no Facebook




Que animal bota os maiores ovos?

Habitualmente existe a crença de que o avestruz é o animal que bota os maiores ovos.

No entanto, esta afirmação não é certa, pois o recordista são os tubarões. Especificamente, o tubarão-baleia, já que seus ovos costumam ter aproximadamente 20 centímetros de comprimento e inclusive superam estas medidas e chegam até os 30 centímetros.

Em um princípio, acreditava-se que eram animais ovíparos, mas estudos realizados no século passado demonstraram que na verdade são seres ovovivíparos, isto é, seres cujas fêmeas guardam os ovos em seu interior até que estes eclodem ou estão preparados para sua postura.






É verdade que agora as flores cheiram menos que antes?

Sim. Nos últimos anos as flores e frutos foram perdendo grande parte de seu aroma original. Segundo o catedrático de Física Antonio Ruiz de Elvira, trata-se de um problema que tem a ver com o tratamento artificial que dá o ser humano a estes vegetais.

Na atualidade, procuram que flores, como as rosas, se conservem frescas durante muito tempo, de forma que são alteradas para que seu cheiro não atraia os insetos e as polinizem. Isto é, no momento em que uma abelha a poliniza, a flor já não serve para mais nada e é eliminada pela planta. Com isto, o que se pretende é que as flores e frutas não atraiam os animais, para que possam ser conservadas intactas e durem mais tempo. Assim, não cheiram tão bem como antes, mas ao menos prolongam sua vida para sua comercialização. Algo que se resume, segundo o professor Ruiz de Elvira, "em um troca, cuja busca da quantidade acaba com a qualidade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário