quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Curionautas Doodles #106

* Essa postagem trás os Doodles, que são as mini-postagens com curiosidades que publicamos na na nossa página no Facebook




Que diferenças há entre o FBI e a CIA?

O FBI (Federal Bureau of Investigation) é uma agência norte-americana de caráter governamental que tem o objetivo de apoiar a lei federal mediante investigações de casos em que a mesma possa ser violada.

Foi criada em 1908 pelo advogado Charles Joseph Bonaparte e hoje em dia é considerada como a maior agência de polícia de todo o mundo, pois conta com mais de 30.000 empregados e opera em sessenta países diferentes. Está administrada pelo Procurador Geral dos EUA e conta com uma jurisdição própria para certos tipos de delitos.

Por sua vez, a CIA (Central Inteligence Agency) é o serviço de inteligência dos EUA. Foi criada em setembro de 1946 pelo presidente norte-americano Harry S. Truman. Seu objetivo é reunir informação para avaliar se a mesma é relevante para a segurança nacional e informar aos organismos competentes no caso de que assim seja. Em um princípio, seus trabalhos foram focados em combater o comunismo durante a ''Guerra Fria'', embora nos últimos anos adaptou-se à problemática atual e ao contexto internacional imperante no século XXI.




Por que razão um cão foi sentenciado À prisão perpétua em 1924?

O xilindró é um castigo especialmente projetado para as pessoas, embora ao longo da história um que outro animal foi posto atrás das grades. É o curioso caso do cão ''Pep'', um animal que em 1924 foi condenado a prisão perpétua por ter cometido o ''delito'' de matar um gato. Em específico, o felino era a mascote da mulher do governador de Filadélfia (EUA), Gifford Pinchot.

Assim, esse homem decidiu condenar o animal a terminar seus dias na cadeia e inclusive o cão teve sua própria ficha com fotos e número de presidiário. Embora, ao menos, sua estadia ali serviu para que o resto dos presos pudessem desfrutar de sua fiel companhia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário