quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Curionautas Doodles #111

* Essa postagem trás os Doodles, que são as mini-postagens com curiosidades que publicamos na na nossa página no Facebook




Quantos anos viveu a pessoa mais longeva da história?

Segundo dados do ''Livro Guinnes dos Recordes'', a pessoa mais idosa da que se tem notícia na história foi a francesa Jeanne Louise Calment. Essa mulher nasceu em 1875 e morreu em 1997 com 122 anos e 124 dias. Ao que parece, entre as chaves de sua saúde de ferro estavam o óleo de oliva, o vinho do porto e o chocolate. Além disso, curiosamente não deixou de fumar até os 120 anos e praticou esgrima até os 85, e ciclismo até os 100.

Quanto aos homens, o de  mais idade que se pôde verificar foi o dinamarquês Christian Mortensen, quem faleceu em 1998 aos 115 anos e 252 dias.




Por que se monta o presépio?

Segundo uma lenda, no Natal de 1223, São Francisco de Assis reuniu os vizinhos de Grecio (Itália) para celebrar a Missa do Galo em torno de um presépio com uma figura da Criança Jesus que o próprio santo havia moldado. No momento mais solene da missa, a figura cobrou vida e estendeu seus braços a Assis.

Outras versões assinalam que este mesmo santo fez a representação do Natal com figuras para que todos pudessem entender, o que se converteu em uma tradição. De igual forma, os missionários usaram este recurso na América para explicar o Mistério aos indígenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário