segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Curionautas Doodles #95

* Essa postagem trás os Doodles, que são as mini-postagens com curiosidades que publicamos na na nossa página no Facebook




Surpreendentes inventos japoneses - Anestesia geral

Surpreendentemente, o cirurgião japonês Hanaoka Seishuu (1760-1835) foi quem inventou a anestesia geral, nada menos que no 1804. Seishuu conseguiu realizar numerosas intervenções cirúrgicas bem-sucedidas, por mais rústicas que se possa imaginar, aplicando uma fórmula que entre outros compostos, incluía vinho de arroz e certas ervas orientais, conseguindo extrair ossos necróticos, amputar membros e realizar operações em casos de câncer de mama e orofaringe com relativo conforto ao paciente.




Surpreendentes inventos japoneses - Memórias e meios de armazenamento digital

Os cartões de memóri, a memória flash, o disquete (Floppy), CD, DVD e Blu-ray são alguns dos meios de armazenamento mais importantes não só na história da computação mas também na do conhecimento em si mesmo e todos eles são inventos japoneses. Estas criações nipônicas, ferramentas fundamentais por diversos pontos de vista em relação com a comunicação e a transferência de dados, permitiu a leitura e o registro de informação a uma escala mais que significativa.




Surpreendentes inventos japoneses - Transmissão sem fios

Shintaro Uda e Hidetsugu Yagi, cientistas japoneses, foram quem realmente inventaram a transmissão sem fios, tão significativa em nossos dias, mas pouco falam ao respeito. Assim conseguiram através da célebre antena Yagi-Uda, que foi originalmente projetada para a transmissão de energia e foi patenteada em 1926.




Surpreendentes inventos japoneses - Epinefrina (Adrenalina) para uso médico

A epinefrina, melhor conhecida como adrenalina, foi sintetizada pelo químico japonês Jokichi Takamine, em 1901. Hoje desempenha um papel muito importante em tratamentos médico de diversas afecções cardíacas, especialmente a parada cardíaca. Historicamente, foi utilizada também para tratar acessos de broncoespasmo e hipoglicemia. Mais uma curiosidade, é que Jokichi Takamine, foi o primeiro presidente da Sankyou, a empresa farmacêutica que produziu a moto Rikuo, a "Harley-Davidson" japonesa.

Confira: Rikuo - a Harley-Davidson fabricada por farmacêuticos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário