segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Curionautas Doodles #96

* Essa postagem trás os Doodles, que são as mini-postagens com curiosidades que publicamos na na nossa página no Facebook




Qual foi o sitio mais longo da história?

O Castelo de Harlech (Gales, Reino Unido) tem a honra de ser o local que mais tempo resistiu um sitio bélico em toda a história. Durante a ''Guerra das duas Rosas'' foi o refúgio para os Lancaster e esteve sitiado entre 1461 e 1468. Durante estes 7 anos, sobreviveu sendo abastecido por mar, pois seu particular desenho permitia que dispusesse de uma saída para uma falésia, local pelo qual seus inquilinos recebiam os víveres graças a uma escada. No entanto, finalmente seus habitantes tiveram que falhar ante o assédio, embora sua heroica história deu origem à canção ''Os homens de Harlech''.




Quem foi o melhor gladiador do Império Romano?

Nos últimos anos, o cinema encarregou-se de criar grandes gladiadores como Espartacus ou Maximus, mas na realidade também houve alguns homens que se converteram em lendas sobre as areias do Coliseu Romano. O caso mais claro foi o de Publius Ostorius de Pompeya, um homem livre de que se afirma que alcançou a riqueza após ter vencido em 51 combates.

Mas não foi o único, porque o Imperador Cômodo (161-192) também participou em mais de 700 espetáculos de gladiadores, saindo vitorioso em todos eles. No entanto, seus triunfos ficaram manchados pela crença de que em todos eles partia com vantagem sobre seus rivais ao dispor de melhores armas ou inclusive se enfrentar pessoas que haviam sido drogadas anteriormente ou que se encontravam feridas e mãos amarradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário