quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Curionautas Doodles #98

* Essa postagem trás os Doodles, que são as mini-postagens com curiosidades que publicamos na na nossa página no Facebook




Qual foi a batalha com mais mortes de toda a história?

A os livros de história indicam que a famosa Batalha de Stalingrado da II Guerra Mundial (iniciada em 23 de agosto de 1942 e finalizada 2 de fevereiro de 1943) é a mais sangrenta de todos os tempos. Calcula-se que em menos de seis meses faleceram entre 3 e 4 milhões de pessoas contando soldados e civis. Pelo exército alemão as baixas estimam-se em mais de 200.000 combatentes, enquanto no bando soviético teve mais de um milhão de baixas militares e um milhão mais de mortos civis.




É verdade que não se sabe quem inventou a roda?

Sim, pois trata-se de um objeto tão antigo e simples em seu funcionamento (é um elemento circular colocado sobre um eixo e com capacidade para girar em torno do mesmo) que sua invenção não ficou registrada, igual que ocorreu com o fogo. Os historiadores apontam a que seu primeiro desenho deveu ser originário da Mesopotâmia pelo ano 5.000 a.C. com a intenção de ajudar no trabalho da argila e na construção de elementos decorativos e do lar.

No entanto, a roda mais antiga de que se tem notícia foi achada em Ljubljana (Eslovênia) e conta com uns 5.350 a 5.100 anos de existência, pois era empregada pelo ano 3.000 a.C. Junto a ela havia um eixo, o que evidencia que naquela época, já era uma tecnologia de uso frequente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário