quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

O Templo clandestino de Valadier - O Refúgio dos Pecadores

Situado dentro de uma antiga gruta, esculpido em falésias calcárias íngremes em uma remota região da Itália, o Templo clandestino de Valadier foi pensado para simbolizar o título católico romano da Virgem Maria, "eccatorum Refugium", que significa "refúgio de pecadores"...

Durante séculos, aqueles que procuram uma fuga ou refúgio, talvez até de si mesmos, têm encontrado nestas cavernas ao longo do rio Sentino na província de Ancona. Localizado no final de uma subida íngreme da estrada para Genga, a cidade mais próxima da região de Marche, os moradores provavelmente se refugiaram aqui para escapar das invasões das tribos húngaras durante o século 10.

A igreja em si foi encomendada em 1828 pelo papa Leão XII, e já abrigou uma estátua da Madonna feita pelo famoso escultor italiano, Antonio Canova, mas mais tarde foi transferida para o Museu de Arte Sacra em Genga.

Durante a construção do templo, no século 19, vários restos humanos de origem pré-histórica foram descobertos. Encontraram ossos de vários adultos e crianças, fornos para assar pão, duas lojas de grãos, e algumas moedas da idade do Bronze ou da Idade do Ferro.



Por trás do templo, há um enorme sistema de cavernas, convidando aqueles que se atrevam a desaparecer na obscuridade mais profunda...



O visitante percebe que encontrou a gruta certa, quando se depara com outra estrutura feita pelo homem precariamente construída sob uma rocha saliente fora da caverna. Esta é a Madonna di Frasassi, um simples pequeno lugar que partilha as suas paredes com o lado do penhasco...

Interior da Madonna di Frasassi
É certo que é um pouco mais rústico do que o estilo palaciano do Tempio del Valadier (Foto do interior abaixo) com a sua forma octogonal construída de pedra calcária redepositada, extraídas da própria caverna.

Perfeitamente abrigada pela caverna em si, a capela provavelmente não precisaria de um telhado, mas foram em frente e trabalharam o telhado mesmo assim.




Portanto, se alguma vez acontecer de você encontrar um fugitivo precisando de  uma caverna com um mini-palácio neoclássico para se esconder enquanto ele faz a sua busca espiritual você pode recomendar esta postagem sobre o Templo Valadier.



Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário