terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Parque Natural de Gorbea - Um Bosque Místico no País Basco


Conhecido oficialmente como Parque Natural de Gorbea, esta idílica paisagem está situada entre as províncias de Álava e Biscaia na comunidade autônoma do País Basco, norte da Espanha.
O lugar é popularmente conhecido como "o bosque místico", sendo um destino de férias muito procurado pelos residentes das populações próximas, popular entre turistas, escaladores e amantes da natureza.


Com uma superfície total que ronda os 20 mil hectares, deve seu nome ao cume mais alto sobre suas terras, o Gorbea, uma formação montanhosa que se eleva a 1,481 metros acima do nível do mar, no ponto mais alto é coroado por uma escultura de 17 metros de altura em forma de cruz. Pode ser alcançado pela estrada nacional N-240, pela rodovia AP-68 e pelos acessos rurais BI-2522 e A-624, assim como pela BI-3513 ao norte e a nacional N-622 pelo sul.

A parte norte do monte é caracterizado por chuvas mais abundantes que a parte sul, zona onde prepondera um clima mais continental. O parque é característico por suas superfícies rochosas. Acidentes como o karst de Itxina e a gruta de Mairuelegorreta situados em Álava são alguns dos mais destacados.

O nevoeiro e as formas incomuns das árvores que soltam suas folhas neste bosque surreal, fazem com que este lugar pareça saído da imaginação de J. R. R. Tolkien autor de "O Senhor dos Anéis".

Nota do tradutor: Gorbea é um lugar místico e palco de diversas lendas na qual, eu não podia deixar este post sem compartilhar algumas:)

A pele de boi e Lapur zulo

Os mais famosos ladrões dos arredores guardavam seu tesouro em uma gruta de Gorbea, dentro de uma pele de boi. A lenda conta que era algo assim: haviam dois buracos e os ladrões entravam por um e, depois de esconder ali seus tesouros, saíam pelo outro.
Hoje em dia, ninguém sabe onde está esse valioso botim, embora deva estar entre Austigarmin e Sastegi, não tão longe da "gruta dos ladrões", ou "Lapur zulo" em língua Basca. Apesar de que não faz muito tempo, que alguns acreditam ter encontrado a tal gruta.

Um sapateiro aprisiona o bandido de Lapur zulo 

Lapur zulo está  em Gorbea. Ali existe uma gruta terrível e nela vivia um bandido ao que não conseguiam capturar.
Um certo dia, apareceu por ali um sapateiro e o bandido disse-lhe:

- Que fazes por aqui?

O outro disse-lhe:
- Estou desesperado. Tenho muitos filhos e não me chega para lhes alimentar!
O bandido respondeu-lhe:
- Pois fica-te comigo e te direi como pode ser vivido bem!

Depois, o bandido ensinou-lhe como ele roubava, como tinha que ir roubar e como podia se soltar em caso de que lhe atassem. O bandido amarrou o sapateiro e disse-lhe:

- Bom, agora solta-te!

E soltou-se, o sapateiro conseguiu soltar-se. Depois, o sapateiro atou o bandido e fez tão bem, que o outro não podia se soltar; o sapateiro insistia-lhe:

- Solta-te!
Mas o outro não podia e, então, o sapateiro veio ao povoado, dizendo:

- Eu capturei o bandido!!

E deram-lhe um prêmio.

O padre de Olarte lança seu sapato para salvar o sacristão e o sapato aparece em Austingarbin 

Um certo dia de primavera, em um dia em que uma grande tempestade se abatia sobre a igreja de Olarte, saiu o padre a conjurar a tormenta.
O sacristão estava ao seu lado, com a água benta e o pobre acompanhante morria de medo.

E enquanto conjurava a tormenta, o sacristão roçou a estola do sacerdote e, como este estava recitando a oração, não podia falar ao sacristão que se afastasse da peça de seda.
O sacerdote suava, porque via que não podia proteger o sacristão dos demônios e os do outro mundo que lhes rodeavam por todas partes.

Que fez então o sacerdote? Lançou o sapato aos do outro mundo e o calçado apareceu em Austingarbin, em Gorbea. Desde Olarte até Austingarbin são mais de cinco quilômetros.
Quando terminou a oração, o padre disse ao sacristão:

- Custou-me mais proteger-te a ti do que aplacar a tempestade!



Fonte

2 comentários:

  1. um artigo muito bom. Do País Basco: obrigado
    http://blog.aboutbc.info/2015/01/10/desde-brasil-nos-hablan-de-un-gorbeia-magico/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muchas gracias por el comment AboutBC^^

      Me alegra mucho que este post le tenga agradado^^

      Realmente yo no sabía que Tolkien de hecho se inspiró en tán hermoso lugar^^

      Saludos desde Brasil^^

      Excluir