quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

As 11 Ilhas de Gatos do Japão - Alguém Pensou que era Apenas uma Ilha?

No interminável debate sobre se os gatos ou os cães são animais superiores, é bastante certo dizer que felinos vivem no limite quanto à tranqüilidade. Por exemplo, uma ilha cheia de cães vadios é susceptível de ser visitada pelo controle de animais, ao mesmo tempo em que uma ilha coberta de gatos, obtém visitas de muitos turistas.

Confira também: Aoshima a Ilha dos gatos - ou seria a ilha dos gatos gordos?

Essa capacidade de viver em geral, de forma harmônica com à população humana, fez com que o Japão acabasse cheio de lugares que ganharam o pelido de "Nekojima", ou "Ilha de gatos". Hoje, vamos dar um passeio estonteante por 11 dessas ilhas. Vale lembrar que quando se diz que gatos estão em toda parte no Japão, não é brincadeira não, mas a mais pura verdade.

1. Enoshima, província de Kanagawa

Estação mais próxima : Katase Enoshima

Para os moradores e visitantes de Tóquio, a ilha mais próxima digna da denominação de "ilha de gatos" encontra-se na província de Kanagawa, vizinha da capital ao sul. Enoshima, que pode ser alcançada caminhando por uma ponte em frente a estação Katase Enoshima, é famosa por seu santuário localizado dentro de uma caverna e a lenda relacionada de um dragão que se apaixona por uma bela donzela. As praias da zona também fazem do lugar, um destino popular de verão para visitantes, banhistas e surfistas.

Dê uma passadinha por Enoshima em uma tarde de dia de semana, fora de temporada, e é provável que você se depare com um maior número de gatos do que de pessoas, enquanto você passeia pela trilha que serpenteia o topo da ilha.

2. Okishima, província de Shiga

Porto mais próximo: Horikiri

Nem todas as ilhas de gatos estão no oceano, como no caso de Okishima que é na verdade uma ilha flutuante no meio do Lago Biwa, o maior reservatório de água doce no Japão. Com apenas 350 moradores, a comunidade de pescadores é pequena o suficiente para que as bicicletas sejam o principal meio de transporte na ilha, ou seja, seus habitantes felinos vivem sem medo de serem atropelados por um carro.

3. Sanagishima, província de Kagawa

Porto mais próximo: Tadotsu

Esta é uma das várias ilhas de gatos, localizada no Mar Interior que está pontilhada por acordos de pesca e abençoada com um clima temperado. Sanagishima está na costa de Kagawa, menor província do Japão que compõe o canto nordeste da ilha de Shikoku.

4. Aoshima, província de Ehime 

Porto mais próximo: Nagahama

Movendo-se a oeste, chegamos à província de Ehime, que também é uma parte de Shikoku. Aoshima pode ser a ilha de gatos do Japão, mais escassamente povoada por pessoas, com apenas 15 residentes permanentes em comparação com várias vezes o número de felinos.

No entanto, este é um destino de viagem muito restrito. A idade avançada da maioria dos membros da comunidade, quer dizer que em Aoshima você não vai encontrar um hotel para passar à noite, um restaurante para jantar, ou algo incrível para o Japão: Achar uma máquina de venda automática para comprar uma bebida (certifique-se do estoque de suprimentos antes de entrar no barco).

5. Muzukijima, província de Ehime 

Enquanto muitas ilhas de gatos são lares de comunidades de pesca, Muzukijima em vez disso, é coberta por pomares de citrinos, mantendo a imagem popular de Ehime onde crescem as melhores laranjas do Japão.

6. Manabeshima, província de Okayama 

Porto mais próximo: Kasaoka

30 quilômetros fora da ilha principal de Honshu na costa do Japão, o isolamento de Manabeshima tem auxiliado a preservação de suas belezas naturais, que juntamente com seu clima quente, fez da ilha historicamente uma escolha popular para equipes de filmagens e claro, dos gatos.

7. Iwaishima, província de Yamaguchi

Porto mais próximo: Yanai

Nossa última parada no Mar Interior. Os visitantes chegam à Iwaishima no final de um trecho entre às ilhas, que começa no porto da cidade histórica de Yanai.

8. Aijima, província de Fukuoka 

Porto mais próximo: Kokura

Movendo-se para à costa oposta do país, chegamos à Aijima no mar do Japão. Aijima é uma das ilhas de gatos mais fáceis para viajantes apressados poderem visitar, já que o trem-bala Shinkansen se detém a poucos minutos de onde os visitantes podem tomar um barco no porto de Kokura.

9.  Aishima, província de Fukuoka 

Porto mais próximo: Shingu

Também em Fukuoka, o nome de Aishima vagamente passa a ideia de amor, mas infelizmente, seu nome não é escrito com o mesmo carácter (kanji) de "Ai" (愛), ou "amor". Apesar de tudo, a geografia da ilha parece ter uma influência romântica sobre sua população felina, já que estas fotos tomadas lá, demonstram algo assim.

10. Genkaishima, província de Fukuoka 

Porto mais próximo: Hakata

Outra ilha de gatos fácil de acessar, Genkaishima pode ser alcançada do porto de Hakata, que está localizado na cidade de Fukuoka, a capital da província e a maior cidade da região.

Genkaishima foi o lar da maior população de gatos baseados em uma ilha no Japão, até que a comunidade foi duramente atingida por um terremoto em 2005, embora digam que o número de felinos está agora aumentando mais uma vez.

11. Kadarashima, província de Saga 

Porto mais próximo: Yobuko

Finalmente, chegamos à Kadarashima. Uma lenda conta que há muito tempo, um cão despertou a ira da divindade do santuário Yasaka de Kadarashima e a espécie foi expulsa da ilha, que hoje é completamente ausente de caninos. Já que seus rivais se foram, os gatos locais puderam redirecionar suas energias para desbloquear sua verdadeira natureza mental, e ousamos dizer, potencial cultural?
Kadarashima seria o ponto de partida para uma nova fase na evolução felina, onde os gatos aprenderam os trejeitos dos seus vizinhos humanos, tais como o senhor idoso na foto acima...

Ou mais ou menos como na foto abaixo...

Confira também: Ikeshima - a ilha semi-abandonada dos gatos no Japão

Fonte

5 comentários:

  1. Esse última foto do gato imitando um mendigo é tão fofo kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paraísos de gatos^^

      Obrigado pelo comment^^

      Abrax^^

      Excluir
  2. Amo gatos...que bom saber onde os nekos vivem livremente em paz.

    ResponderExcluir
  3. Amo gatos...que bom saber onde os nekos vivem livremente em paz.

    ResponderExcluir