terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Islândia Construirá seu Primeiro Templo aos Deuses Nórdicos Desde a Época dos Vikings


Os islandeses poderão voltar a adorar publicamente os deuses Thor, Odin ou Frigga, já que em breve começará a construção do primeiro templo dedicado aos deuses da mitologia nórdica desde a época dos vikings.

Apesar de que há mil anos que o Cristianismo é o culto predominante na Islândia, uma nova versão do paganismo nórdico ganhou popularidade no país: o Ásatrúarfélagið ("Asa-truar-felagid"), uma associação que promove a fé nesses deuses na Islândia. Os membros de Ásatrúarfélagið se triplicaram no país na última década.

No ano passado eram 2.400, em uma população total de 330.000 habitantes, segundo dados do escritório de estatísticas da ilha.

"Não acho que alguém acredite em um homem de um só olho que viaja em um cavalo com oito patas", disse à agência Reuters Hilmar Orn Hilmarsson, máximo sacerdote desta associação na ilha. "Vemos as histórias como metáforas poéticas e uma manifestação das forças da natureza e a psicologia humana", agregou.

O supremo sacerdote Hilmar Orn Hilmarsson e seus seguidores da Associação Asatru atendem a uma cerimônia no Parque Nacional Pingvellir, próximo de Reykjavik.
O templo, onde serão celebrados eventos como casamentos e funerais, será circular e escavado a quatro metros para o interior de uma colina de onde pode ser vista a capital da Islândia, Reykjavik. Terá uma abóbada no teto para deixar passar a luz. "O sol muda com as estações, de modo que de alguma maneira fazemos com que o sol pinte o espaço para nós", explicou Hilmarsson.

Os neopagãos islandeses ainda celebram o ritual antigo de "Blot" com música, leituras, comida e bebida, mas na atualidade não sacrificam animais, como faziam na antiguidade.

HEILSA!:)

Fonte Via:Percy

Um comentário:

  1. Daqui a pouco vamos ver a mesma coisa acontecer com os deuses gregos, sera que vai virar moda agora?

    ResponderExcluir