quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

O Que Os Maias Faziam em Seus Dentes Era Muito Doloroso Mas Muito Bonito

A civilização Maia do que agora é a América Central, é conhecida por suas grandes realizações antes de que a Espanha conquistasse suas terras.
 
Os Maias fizeram grandes avanços em astronomia e matemáticas e mostraram um grande conhecimento em arquitetura, sendo os que construíram grandes pirâmides sem ferramentas modernas. Além disso, eles também incursionaram na área da odontologia cosmética, mas era muito diferente do que se imagina.

Os Maias iam muito ao dentista, mas não para extrair os dentes ou tratar de cáries, ou ainda, renovar suas coroas. Eles iam para que decorassem seus dentes com gemas.
O que os antropólogos descobriram é que os cidadãos de todos os níveis da sociedade decoravam seus dentes, sem importar sua classe.
O resultado certamente deveria parecer genial, mas o processo era indiscutivelmente doloroso. Um dentista poderia usar uma broca movida à mão para criar um buraco, friccionando e fazendo pressão na parte da frente do dente. Depois usavam uma cola natural para fixar a pedra preciosa no oco.
Embora essa prática pareça rudimentária, era bastante avançada naquele tempo.
Para não quebrar completamente o dente ou danificar seus nervos, os dentistas Maias tinham de ser precisos. O fato de que pudessem fazer tão bom trabalho demonstra um grande conhecimento da anatomia dos dentes.
Fonte

Um comentário:

  1. Doeu só de imaginar... (e eu criando coragem para extrair os cisos).

    ResponderExcluir