terça-feira, 31 de março de 2015

A História dos Inventos - Arcabuz


O Arcabuz foi inventado por volta de 1440 no Sacro Império Romano-Germânico, apesar disso desconfia-se que já existia algum tipo de arma de fogo portátil precursora do arcabuz nas Guerras Hussitas que datam de 1420 ou 1430.

Seu nome provém de uma palavra holandesa que significa "canhão de gancho". Pouco depois da queda de Constantinopla em 1453, também se tem o uso de arcabuzeiros nas guerras da Hungria contra os turcos otomanos em tempos do rei Matias I da Hungria e calcula-se que um da cada 4 soldados recrutados para esse exército chamado Exército Negro eram arcabuzeiros.


A primeira vez em que foi decisivo o uso dessa arma, foi na batalha de Cerignola em 1503 no território do que agora é a Itália. Ali os espanhóis ao comando de Gonzalo Fernández de Córdova venceu o duque de Némours com uma estratégia em que os atiradores ficaram depois do fosso e em vários trincheiras que estavam adiante deste, por trás dos quais estavam os lanceiros. Isto deixou à infantaria e a cavalaria contrária, ao alcance dos tiros dos arcabuzeiros, o que produziu muitas baixas nas fileiras francesas.


Fonte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário