quinta-feira, 23 de abril de 2015

A Prisão mais Perigosa do Mundo: Por Dentro da Operação Barrio 18

A prisão mais perigosa do mundo: El Salvador abandona a política de separar gangues de assassinos violentos e permite que os rivais odiados estejam presos lado a lado.

Autoridades em El Salvador passaram prisioneiros de dois bandos hiper-violentos do país para a mesma prisão pela primeira vez, em uma tentativa de deter as operações criminosas efetuadas atrás das grades.

Incríveis imagens mostram membros algemados da famosa gangue Barrio 18 marchando aos ônibus que levaram eles da prisão de Izalco a San Francisco Gotera em um esforço para conter a violência das gangues

Ao todo, 1.177 membros da Barrio 18 foram transferidos. Em um movimento potencialmente inflamável, os membros da Barrio 18 vão se misturar na cadeia com os seus rivais da hiper-violenta gangue, Mara Salvatrucha, ou MS-13.

Autoridades em El Salvador moveram prisioneiros de dois dos grupos mais violentos do país para a mesma prisão pela primeira vez
Membros da gangue barrio 18 aguardam a sua admissão na chegada à penitenciária de San Francisco Gotera, sua lealdade ao grupo é evidenciada por enormes tatuagens nas costas.
Um membro da Barrio 18 aguarda sua admisssão na chegada à penitenciária de San Francisco Gotera.
Incríveis imagens mostram os membros algemados sendo levados da prisão Izalco em um esforço para conter a violência das gangues.

Em um movimento potencialmente inflamável, os membros da Barrio 18 vão se misturar com os seus arqui-inimigos da Mara Salvatrucha e serão todos classificados não pela sua afiliação na gangue, mas por quão perigosos eles são.

A política de misturar as gangues surgiu quando os funcionários perceberam que gangues estavam dirigindo atividades criminosas de dentro das muralhas da prisão.

O Diretor penitenciário, Rodil Hernandez, disse na semana passada em San Salvador, que os membros da gangue foram movidos de prisões regulares para a prisão de segurança máxima, onde eles estarão completamente isolados do mundo exterior.

Até agora neste ano de 2015, membros de gangues têm sido responsabilizados pela morte de 20 policiais, dois soldados, seis guardas prisionais e um procurador.

Um policial salvadorenho guarda os membros da quadrilha Barrio 18 após a sua chegada na penitenciária de San Francisco Gotera.

Na semana passada, oito membros da gangue foram mortos num confronto com a polícia em uma fazenda de café em El Salvador.

Membros de gangues em El Salvador foram descobertos encomendando execuções atrás das grades, levando o governo a tomar medidas para limitar as suas atividades.
Na quinta-feira passada, 300.000 salvadorenhos marcharam na capital em uma das 12 manifestações em todo o país clamando pelo fim da violência.
A violência em El Salvador aumentou no ano passado, depois que uma trégua de 2012 entre a Barrio 18 e MS 13 começou a desvanecer.

Em Janeiro, o governo salvadorenho autorizou a polícia a atirar "sem qualquer medo de sofrer consequências" se ameaçado por membros de gangues.

Membros da gangue bairro 18 de pé ante às janelas de um ônibus do lado de fora da prisão de San Francisco Gotera.
Dois membros da Barrio 18 correm depois de desceram do ônibus na prisão. Seus braços estão algemados e entrelaçados.

Rodil Hernandez disse que as investigações indicaram que esses membros de gangue tinham laços com alguns ataques recentes em instituições do estado.
Até agora neste ano, membros de gangues têm sido responsabilizados pela morte de 20 policiais, dois soldados, seis guardas prisionais e um procurador.

Só na semana passada, oito membros da gangue foram mortos num confronto com a polícia em uma fazenda de café em El Salvador, de acordo com a polícia, no mesmo dia que centenas de milhares de pessoas marcharam em todo o país pedindo um fim para a crescente violência.

A polícia invadiu a fazenda na cidade de San Jose Villanueva, ao sul de San Salvador, após reclamações de moradores, de acordo com um comunicado.
Os membros da gangue dispararam primeiro, disse a polícia, e um policial foi ferido levemente. Os membros da gangue faziam parte da Barrio 18, de acordo com o gabinete do procurador.

Policiais e soldados salvadorenhos asseguram uma cena de crime na cidade de Zacatecoluca em 18 de abril de 2015. Pelo menos nove membros da quadrilha Barrio 18 foram mortos em El Salvador, na semana anterior em um confronto com o exército.
Um policial fortemente encouraçado observa como os membros de gangues algemados embarcam no ônibus para a transferência da prisão.
Em Janeiro, o governo salvadorenho autorizou a polícia a atirar "sem qualquer medo de sofrer consequências" se ameaçado por membros de gangues.

A violência em El Salvador aumentou no ano passado depois de uma trégua de 2012 entre a Barrio 18 - também conhecida como Gangue da rua 18 , porque começou na década de 1960 perto da rua 18, no distrito de LA mota - a MS-13, começou a findar.

Na quinta-feira passada, 300.000 salvadorenhos marcharam na capital em uma das 12 manifestações em todo o país pedindo o fim da violência.

"Esta é uma luta que vamos vencer, todos os salvadorenhos, porque nós vamos assumir o desafio de continuar a trabalhar pelo respeito à vida, para aprofundar a paz e de certificar que a justiça prevaleça," disse o Presidente de  El Salvador, Salvador Sanchez Ceren, durante a marcha na capital.

Um membro preso da gangue de rua Mara 18, posa para uma fotografia na prisão de Izalco, cerca de 40 milhas de San Salvador em 20 de maio de 2013.
Um membro de gangue encarcerado posa para uma fotografia na prisão de segurança máxima de Izalco em Sonsonate em 2013.

Membros da gangue de rua, MS 13 Mara Salvatrucha, mostram sinais de mãos da sua gangue de dentro de uma cela em uma delegacia de polícia em San Salvador em 2012.

Um membro aprisionado da Mara 18 posa para uma fotografia da prisão de Izalco, em 20 de maio de 2013.
Um membro da Mara Salvatrucha posa para uma foto da penitenciária nacional em Tamara, Honduras, em 2006.
Um antigo líder da gangue Mara Salvatrucha posa durante uma sessão de fotos na cadeia de Comayagua em Honduras em 2008.



(Que coisa mais linda! NDT.)

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário