terça-feira, 21 de abril de 2015

Seria o Primeiro Transplante Humano de Cabeça um Marketing Viral do Videogame Metal Gear Solid V?


Poderia um fato histórico como o primeiro transplante humano de cabeça ter relação com o game Metal Gear Solid V, Hideo Kojima e Konami?

Há alguns meses explodia a bomba no setor científico: após anos de estudos estariam tratando de realizar o primeiro transplante humano de cabeça da história. Desde então, contam-se por dezenas as notícias relacionadas publicadas em qualquer meio de notícias imaginável e foram muitos os debates gerados em torno deste fato sem precedentes, chegando a pôr em questão tal manobra médica, rotulando-a como algo utópico e próprio de uma obra de ficção científica.

Desde o momento em que veio a público a identidade do neurocirurgião encarregado de realizar esta histórica operação, Sergio Canavero, uma coisa chamou a atenção de todos os seguidores de Metal Gear Solid e Hideo Kojima: o doutor que podemos conferir no primeiro trailer da edição Phantom Pain, é idêntico a Canavero, o que levou os aficionados em videogames a acreditar que se trata de uma manobra viral do criativo japonês para promover a próxima edição de Metal Gear Solid V. Algo longe de ser apenas uma coincidência mas que poderia ser que, por certos motivos, Kojima e sua equipe se inspirassem nesse doutor para criar e desenvolver o visto no trailer.

.
As coincidências começam em 2012

Mas como era de esperar, os usuários de fóruns e redes sociais como o Reddit não demoraram em começar, durante o dia de ontem, 20 de abril de 2015, um trabalho de investigação relacionados com o doutor, o projeto e o possível transplante de cabeça. E tendo em vista a informação obtida, é inegável que são muitos os elementos que podem levar a pensar que tudo isso, poderia não ser mais que uma manobra viral sem comparação a mando de um dos reis dos games e da indústria de videogames.

Realizando uma pesquisa por "Sergio Canavero" no Google, é difícil encontrar artigos ou notícias não relacionadas com o mencionado transplante de cabeça ou textos centrados nas complicações que isto poderia implicar. Entre todo o encontrado cabe destacar vários, e todos têm relação de um modo ou outro com a franquia Metal Gear e, principalmente, sua última edição, ainda em desenvolvimento.

Sergio Canavero à esquerda e o seu suposto personagem em MGS V.

Sergio Canavero publicou um artigo científico em que fala da possibilidade de fundir e unir diferentes medulas espinhais, tudo isso sob o nome chave Gemini.
Aqueles que possam ter jogado Metal Gear Rising: Revengeance e realizado o "hack n’ slash" (H&S, corta e massacra) protagonizado pelo personagem Raiden cibernético, estarão mais que familiarizados com o fato de utilizar medulas espinhais extraídas de nossos inimigos para melhorar as aptidões de nosso personagem. Quanto ao nome, nessa edição, podemos encontrar uma dupla de cyborgs que trabalham como guarda-costas do primeiro-ministro africano N'Mani conhecidos pelo mesmo nome Gemini.

A relação de Kojima e viral não é novidade

Hideo Kojima
Outro dos artigos do doutor italiano entra em detalhes sobre as dificuldades do que poderia ser o primeiro transplante humano de cabeça da história. Fala de um procedimento centrado na conexão de medulas espinhais. Acrescenta que, para evitar danos, o corte da medula espinhal deveria ser rápido e com uma lâmina muito afiada. O que "coincide" com uma das explicações que recebe Raiden no início de Metal Gear Rising. Além da relação lógica com o texto citado mais acima, chama a atenção que tal artigo fosse publicado exatamente dois dias antes do anúncio do, que agora conhecemos como, Metal Gear Solid V e em cujo trailer, encontramos o doutor muito semelhante a Sergio Canavero.

Mas além desses dois textos e de infinidades de notícias relacionadas com o possível transplante de cabeça, é praticamente impossível encontrar algum outro artigo relacionado com o doutor Sergio Canavero, antes do ano de 2013. De fato, parece que sua primeira "aparição" na internet não é outra que sua conversa no TEDx, uma das edições dessas conversas científicas que teve lugar na cidade de Limassol, no Chipre.

.
Desta conversa podem ser extraídos certos pontos, no mínimo, curiosos: TED Limassol é um anagrama de Solid Metals e o logotipo de tal evento, acompanhando o slogan: "Everything you know is wrong" ("Tudo o que você sabe é errôneo") pode ser convertido facilmente em um V ou, falando do próximo Metal Gear Solid, o cinco em numeração romana. (Confira o gif animado com a transformação do logo aqui). Além disso, a principal empresa colaboradora do evento é a Wargaming, a companhia de videogames encarregada de "War of Tanks", com sede em Nicósia, Capital do Chipre.

Lembremos que, segundo a informação proporcionada sobre o jogo, Chipre vai ser uma das localizações a serem visitadas em Metal Gear Solid V. De fato, depois da especulação nascida à raiz do primeiro trailer de Phantom Pain, tudo apontava a que o hospital em que decorria a ação estava situado precisamente em Chipre e, de fato, um mapa de tal país pode ser visto em uma das paredes do centro médico [No trailer].

Primeiro trailer de Phantom Pain lançado em 2013.
.
As casualidades que unem a empresa Konami, Hideo Kojima, Sergio Canavero são abundantes. Coincidências ou viral?

E seguindo nessa linha, chama a atenção que um tema de tal calibre na comunidade científica só seja tratado em uma única conversa em um evento TEDx, sendo estes independentes dos TED, de maior relevância e repercussão, e podendo ser organizados por qualquer possuidor de uma licença TED. Quanto à conferência de Canavero, este se comporta de forma um tanto peculiar durante toda a conversa e não se esforça em acrescentar bases científicas as suas explicações. Além disso, tanto no final da apresentação como em muitas das entrevistas geradas à raiz da notícia do transplante, aparece o tema da clonagem e suas possibilidades em seres humanos podendo ser relacionada, novamente, com a franquia Metal Gear.

Tem mais: outro dos resultados obtidos nas pesquisas relacionadas com o doutor é um livro auto-publicado por Canavero, intitulado "Transplante de cabeça e a busca da imortalidade". Além de um título um tanto controverso e o estranho e que um profissional médico de tal cacife auto-publique suas obras, só é necessário dar uma olhadela nos capítulos do livro para encontrar que, de novo, poderiam ser múltiplas referências à franquia Metal Gear.

Valery Spiridinov, primeiro voluntário a se submeter a um transplante de cabeça.

Por último, não deixa de ser curioso que Valery Spiridinov, o voluntário a ser operado, trabalhe como desenhador e animador 3D no passado e atualmente exerça o trabalho de supervisor de desenho dentro da indústria de videogames.

Tudo isso comentado, podemos ir além: É conhecida por todos a situação atual de Hideo Kojima e a sua relação com a empresa Konami. De todo o ocorrido nas últimas semanas, foi especialmente chamativo que, tanto o "A Hideo Kojima game" como o logotipo "Kojima Productions" que podiam ser encontrados nas capas dos videogames desenvolvidos pelo criativo japonês e sua produtora, fossem eliminados. E o que parecia ser nada mais que um movimento um tanto criticável por parte da Konami, poderia ser na verdade uma analogia do vivido por "The Boss", uma das mais relevantes protagonistas dentro da marca Metal Gear e segundo o próprio Kojima, um de seus personagens mais queridos (E apagada da história na edição Metal Gear Solid Snake Eater. NDT.)

Na franquia, "The Boss", a mentora de Big Boss, protagonista de Metal Gear Solid V, participou no chamado Project Mercury, o primeiro programa centrado na viagem espacial desenvolvido pelos Estados Unidos de forma clandestina. Após que a lendária agente americana sofresse um acidente na fase de testes e entrasse em coma, o governo norte-americano trabalhou para eliminar qualquer evidência que demonstrasse a participação de "The Boss" no projeto, incluindo eliminá-la de uma fotografia oficial dos astronautas do programa Mercury.

Ressaltamos que talvez tudo isto, não seja mais que procurar chifre em cabeça de cavalo, mas as semelhanças são palpáveis e merecem ser destacadas.

Mais casualidades?

  • Se pode ler em diversos meios que Sergio Canavero compara o primeiro transplante de cabeça com o primeiro voo ao espaço exterior do ser humano levado a cabo por Yuri Gagarin. O teste do Project Mercury que derivou no acidente de "The Boss" no jogo, teve lugar pouco antes de tal acontecimento.

  • Em 2010, Kojima publicou no Twitter que "Meu próximo projeto desafiará algum tipo de tabu". A isso acrescentou o seguinte: "Se fracasso, provavelmente terei que abandonar a indústria. De todas formas, não quero seguir e deixar para trás. Cumpro 47 anos. passaram 24 desde que comecei a fazer jogos. Hoje encontrei um aliado que me apoiará e me ajudará nesta aventura. Embora seja apenas uma pessoa. Para começar, está bem".

  • Encontrar fotografias como a seguinte, protagonizadas por um suposto doutor de tão elevada reputação é, no mínimo, estranho.

O doutor Sergio Canavero posando em uma estranha foto


Tal e como comentamos, parece realmente desproporcional que um fato de tal calibre e de relevância mundial, possa não ser mais que uma operação de marketing viral perpetrada pela Konami e Hideo Kojima. Não deixa de ser certo, também, que são fatos demais que parecem ir além de simples coincidências.

Obviamente, não estamos em posição de afirmar qualquer coisa com certeza. O aqui exposto não são mais que fatos e informações que podem levar a diferentes conclusões e a interpretação final fica a critério da cada um de vocês leitores. O tempo dirá se falamos de marketing, de casualidades tão chamativas quanto numerosas ou de absurdas teorias construídas pela enorme base de fãs de Metal Gear Solid (inclusive este que vos escreve).

Tradução/Adaptação: rusmea.com & Mateus Fornazari

Fontes:
http://www.reddit.com/r/xboxone/comments/33ajv2/could_the_first_human_head_transplant_actually_be/ 
www.ign.com/boards/threads/prepare-to-have-your-mind-blown-italian-head-transplant-doctor-looks-identical-to-doctor-in-mgsv.454453629/
http://www.giantbomb.com/metal-gear-solid-v-the-phantom-pain/3030-40796/forums/kojima-ploy-russian-head-transplant-and-msg-v-dr-1770413/
http://www.neogaf.com/forum/showthread.php?t=1031440

Nenhum comentário:

Postar um comentário