domingo, 26 de abril de 2015

Yacouba Sawadogo - O Homem que Deteve um Deserto


Yacouba Sawadogo é um agricultor africano que há 20 anos percorre o deserto e revive uma antiga técnica de cultivo que melhora a qualidade do solo, e como resultado torna mais fértil as terras desérticas. Apenas com uma enxada e uma firme certeza de que tudo pode mudar, o agricultor começou sua luta contra o deserto.

Na década de 1980 foi registrada uma terrível seca em Sahel, a zona eco-climática e biogeográfica de transição entre o norte do deserto do Saara e o sul da savana sudanesa. Foi então quando as chuvas diminuíram 80%, os cultivos desapareceram e as grandes extensões de savana se converteram em deserto.

As pessoas começaram a abandonar aquelas terras em busca de comida, mas Yacouba Sawadogo ficou.

.
O homem, sem utilizar nenhum recurso da civilização moderna, começou a plantar sementes usando a antiga técnica "Zaï" (Zaï holes), que pouco a pouco melhorou expandindo poços para que se mantivesse a umidade, acrescentando esterco e palha para reter a água por um tempo mais prolongado.

Os experimentos do agricultor tiveram sucesso: a fertilidade começou a aumentar. Junto das sementes de milho-miúdo e sorgo começaram a crescer árvores. Além disso, a melhoria dos buracos de plantio desenvolvidos por Sawadogo, permitiu que penetrasse mais água no solo.

Desse modo, os aquíferos subterrâneos d'água na região, que havia caído por causa da seca na década de 1980, começaram a subir.

2 comentários:

  1. pra que não acredita que uma só pessoa não pode mudar o mundo, ta ai um bom exemplo que estão enganados, imagina se mais gente tivesse essa atitude ao invés de fugir do problema logo de cara

    ResponderExcluir