quinta-feira, 7 de maio de 2015

A Bússola da Fortuna? Descobrem uma Planta que Indica a Existência de Diamantes


Um geólogo norte-americano descobriu que uma planta poderia indicar jazigos de diamantes na África Ocidental. Presume-se que o achado poderia ter consequências tanto positivas, como negativas para o continente.

O século 21 poderia se converter para muitos em uma nova época da febre do ouro, ou melhor dizendo da "febre do diamante", já que um geólogo norte-americano descobriu uma planta tropical que poderia indicar os jazigos dessas pedras preciosas.

Segundo informa a revista científica "Economic Geology", o célebre geólogo Stephen E. Haggerty, da Universidade de Miami, EUA, revelou que a planta, denominada "Pandanus candelabrum" indica a localização onde jazem as Chaminé vulcânica de kimberlito, rochas vulcânicas, conhecidas por às vezes conter diamantes.

O cientista afirma que a descoberta poderia ser uma importante fonte de rendimentos para os países da África Ocidental que sofreram anos de guerra e epidemias de Ebola. No entanto, Haggerty se preocupa que o achado possa mudar radicalmente a dinâmica da exploração de diamantes, o que poderia danificar o meio ambiente.

Haggerty, que já trabalhou na Libéria desde o final dos anos 1970, tem nos últimos anos concentrado seus esforços de prospecção na parte noroeste do país. Para procurar minerais ele usava hastes de aço ondulado para desenterrar amostras do solo pantanoso. Em 2013, perto de uma área chamada Acampamento Alfa, ele descobriu uma nova chaminé vulcânica de kimberlito com 500 metros de comprimento e 50 metros de largura. O solo acima do tubo já produziu quatro diamantes, dois na faixa de 20 quilates, e dois na faixa de 1 quilate.


Haggerty notou que uma planta parecia crescer somente no solo acima da chaminé vulcânica. Possuindo um sistema de raízes aéreas, semelhante às árvores de manguezais, que sobe a uma altura de 10 metros ou mais, espalhando espinhos, com copas frondosas. Ele diz que habitantes locais usam as folhas da Pandanus candelabrum para cobrir o seus telhados.

Fonte Fonte

2 comentários:

  1. Qual a profundidade abaixo da raiz da planta pandanus candelabrum foi encontrado o kimberlito e possivelmente diamantes.... adorável descobérta parabens

    ResponderExcluir