quinta-feira, 7 de maio de 2015

Assim Eram os Celulares, Microondas e Tablets na União Soviética


Os aparelhos eletrônicos modernos não foram criados em um dia, e seus protótipos já existiam na União Soviética. Trata-se dos primeiros computadores portáteis, microondas e até de Tablets e apesar de seu aspecto físico, até que eram parecidos com os atuais.

O primeiro computador portátil criado na União Soviética foi batizado de Elektrónika MS1504, possuía uma memória operativa de 640 kilobytes e pesava 4,5 quilos. Baseado no computador T1100 PLUS da Toshiba, começou a ser produzido em 1991.


Os primeiros protótipos do forno de microondas apareceram na União Soviética já em 1941, embora a guerra adiou até 1978 a produção em série desses eletrodomésticos. Não obstante, não tiveram muito sucesso já que produziam em pequenas quantidades e seu preço era alto.


No final dos anos 50, o engenheiro eletrônico Leonid Kupriyanovich desenvolveu um sistema de telefonia sem fios que foi um dos precursores da atual telefonia móvel. Em 1957 apresentou o modelo de celular KL-1. O aparelho, que pesava 3 quilos, dispunha de uma estação base e um telefone portátil com um alcance entre 20a 30 quilômetros, e sua bateria durava entre 20 e 30 horas.


Os engenheiros soviéticos começaram a trabalhar na criação de computadores nos anos 40. O primeiro computador pessoal soviético, Agat, foi desenvolvido entre 1981 e 1983 sobre a base do Apple II, e começou a ser produzido em série a partir de 1984.

O jogo eletrônico "Nu, pogodi!" ("Vai me pagar!") que levava o nome de uma famosa série de desenhos animados soviética, começou a ser produzido em 1984 e ficou muito popular entre as crianças e adolescentes a princípios dos anos 90.

Nos anos 70 na União Soviética, começaram a produzir reprodutores de áudio portáteis que utilizavam cassetes. Não obstante, não tiveram muito sucesso até princípios dos anos 90 devido ao seu elevado preço.

Em 1988, começaram a produzir os micro computadores Eletrónica MK-90, que eram protótipos dos Tablets modernos. Não obstante, não tinham uma tela tátil, pelo qual a introdução de dados era realizada através de um pequeno teclado.



Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário