quinta-feira, 7 de maio de 2015

Cientistas "Capturam" um Trovão (Parece um Sabre de Luz de Star Wars)

Um grupo de físicos conseguiu provocar um raio elétrico lançando um foguete com um arame e gravar com precisão a imagem e o som gerados, além de registrar as ondas sônicas. O experimento permitiu que os cientistas afirmassem que captaram um trovão pela primeira vez na história.

Graças aos microfones e o provocado impacto do raio, o grupo de cientistas liderados por Maher Dayeh, do Instituto de Investigação Southwest de San Antonio, conseguiu recriar um mapa detalhado das ondas do som.

.
Os cientistas conhecem bem a origem dos relâmpagos e dos trovões: a corrente elétrica flui rapidamente de uma nuvem carregada negativamente para o chão, esquentando rapidamente o ar, que se expande e gera ondas de choque sônicas, explica a revista "Science News". Mas os cientistas ainda carecem de uma imagem detalhada da física deste som.

Os pesquisadores lançaram a uma nuvem carregada eletricamente, um arame de cobre através de um pequeno foguete e desta maneira, provocaram o impacto de um raio que seguiu pelo arame à terra. Enquanto uma câmera gravava a imagem e 15 microfones sensíveis registraram com precisão as ondas sônicas. A descoberta principal é que o som do trovão depende diretamente da força do raio elétrico, de modo que algum dia os cientistas esperam poder calcular a potência dos raios escutando seu som.

Fonte