terça-feira, 5 de maio de 2015

Leiloam um Livro com uma Misteriosa Roda de Oração Medieval

Les Enluminures Gallery, especializada na venda de manuscritos medievais, pôs a leilão um livro que na sua primeira página apresenta uma enigmática roda de orações.

O livro, que data do ano 980 e tem uma capa de carvalho talhada e fechaduras de cobre, foi posto para leilão em abril pela galeria, com Centros de Leilão e Operações em Nova Iorque, Chicago e Paris. O preço inicial, informa o jornal The Washington Post, é de 6,5 milhões de dólares (uns 20 milhões de reais). Só se conhece a existência de cinco livros similares.

A roda que aparece no livro compreende vários círculos. Entre eles, "As Sete Petições", "Os Sete Dons do Espírito Santo", sete acontecimentos da vida de Jesus, sete grupos de pessoas abençoadas durante a boa aventurança de Jesus e as recompensas que receberão. No centro do círculo está escrita a palavra "Deus".

Continua sendo um enigma interpretar este círculo e inclusive em que ordem e sentido ler a roda de orações: do centro para à periferia ou ao revés, e no sentido dos ponteiros do relógio ou ao invés...

Outro mistério que acompanha o livro é que parece ter sido encomendado por uma mulher para outras mulheres. Tratava-se de uma abadessa de Liesborn (Alemanha) chamada Berthildis, que destinou o livro às damas de "berço de ouro" que renunciaram à corte para ingressar no seu convento.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário