terça-feira, 12 de maio de 2015

O Momento Incrível em que o Robô Da Vinci Sutura a Casca de uma Uva dentro de uma Garrafa

Este post é baseado em um vídeo que mostra um pequeno dispositivo robótico usado por médicos em cirurgias menos invasivas, sendo capaz de recolocar parte da casca de uma uva em uma operação meticulosamente delicada.

O sistema de cirurgia Da Vinci, que recentemente começou a ajudar cirurgiões em histerectomias e remoções de vesícula biliar, foi filmado suturando parte da casca de uma pequena baga de uva.

O robô, que utiliza instrumentos em miniatura é operado remotamente por um cirurgião, executando tarefas complicadas, como amarrar nós e colocar perfeitamente tecidos durante o processo de costura. Um vídeo do procedimento mostra a precisão notável, embora apenas no fim, é que os espectadores vêm que toda a ação está ocorrendo dentro de uma pequena garrafa. 

O sistema de cirurgia Da Vinci, usado pelos médicos para fazer cirurgias minimamente invasivas em espaços pequenos, foi registrado em vídeo colocando de volta a pele de uma uva.
A uva, que está cravada em um palito, é operada por dois braços robóticos pequenos, comandados por um cirurgião em um console remoto.
O final do vídeo mostra que o procedimento da sutura da uva ocorre todo o tempo dentro de uma pequena garrafa.
As cascas da uva são de apenas frações de um centímetro de espessura. Cirurgiões usam o dispositivo para serem capazes de trabalhar de forma eficaz dentro do corpo dos pacientes que utilizam a cirurgia laparoscópica em vez de criar incisões maiores que deixam grandes cicatrizes.

.
Cirurgiões são capazes de replicar os movimentos cirúrgicos como se fossem suas prórpias mãos, através dos controles do dispositivo de uma central localizada a alguns metros do paciente.
O robô Da Vinci, onde o cirurgião vê por um vídeo em 3D a área que está sendo operada em um grande console, é capaz de completar os procedimentos onde o corte cirúrgico tem menos de dois centímetros. Apesar da fragilidade de uma uva normal, que tem geralmente menos de uma polegada de comprimento, a fruta é deixada em quase perfeito estado após o robô suturar até o último ponto.

Os braços robóticos são capazes de realizar tarefas complexas, como amarrar um nó e assim fazer suturas pequenas e delicadas na casca de um bago de uva.
O vídeo é editado para mostrar rapidamente o processo em que o sistema da Vinci é capaz de colocar delicadamente a casca da uva sem destruí-la.

O dispositivo também é capaz de dobrar pequenos aviões de papel. Hospitais pagam até US $ 2 milhões (quase 6 milhões de reais) pelo sistema de cirurgia e tem um custo de serviço anual de mais de US $ 100.000 (quase 300 mil reais).

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário