domingo, 10 de maio de 2015

Olhe de Novo - Isto NÃO é um Desenho!


Uma das coisas que separa os grandes artistas de quadrinistas meramente bons é a capacidade de aplicar finalizações artísticas (retícula). Mas, enquanto a técnica é geralmente usada para fazer um desenho plano parecer um objeto tridimensional, verifica-se que é possível também o oposto, como demonstrado nestas fotos surpreendentes de um modelo de montar, finamente pintado para parecer exatamente um esboço de mangá em 2-D.

O modelador japonês Mumumuno53 criou um modelo robô, que embora não seja muito conhecido pelos fãs de animação japonesa como Gundam, ainda assim possui muito do pedigree de ficção científica.


O design utilizado por Mumumuno53, muitas vezes chamado de Studio Nue Powerd Suit ou Mobile Infantry, conceito criado por Kazutaka Miyatake, tornou-se um cult entre os fãs de ficção científica e anime, e foi utilizado na adaptação para anime de Starship Troopers.


Mas ao invés de pintar de uma maneira convencional, Mumumuno53 decidiu fazer com que a peça parecesse um desenho 2-D realizado em preto e branco.






Através da aplicação da técnica de retícula na figura, o artista recriou a sensação de irregularidade, com traços borrados de caneta e lápis.




Em algumas das fotos postadas em seu blog, o modelador incluiu ainda anotações manuscritas, aumentando ainda mais a ilusão de que o que você está olhando apenas para um desenho no papel e não uma foto de algo que você pode realmente tocar e pegar com a mão.



Nós seríamos completamente enganados se não fossem as fotografias de Mumumuno53 segurando a armadura e também os poucos ângulos nos quais, as sombras que a figura lança tornam a peça visível.




A prova adicional de que isto é mais do que apenas um desenho em 2 D, é quando a armadura é reconfigurada com a sua escotilha aberta, revelando o seu portador que também possui uma textura semelhante.





Outra obra do artista que por mais que pareça um desenho animado, se trata na verdade de um modelo de montar Gundam:









Nenhum comentário:

Postar um comentário