quinta-feira, 7 de maio de 2015

Um Urso Asiático Caminha Ereto em Laos e o Motivo é de Partir o Coração


Um urso preto asiático salvo de terríveis maus tratos, anda ereto sobre as patas traseiras em seu cercado no centro para a vida selvagem no Laos.

Ainda que seu andar pareça divertido, a causa da postura ereta deste urso se deve a uma condição médica causada pelo tratamento cruel a que ele foi submetido em uma fazenda para extração de bílis.

.
A veterinário Eliza Jinata , quem postou o vídeo, explica a situação com mais detalhes:

"Este urso foi resgatado de uma fazendo para extração de bílis onde ele foi mantido em gaiolas minúsculas e alimentado com muito pouca quantidade de comida, apenas para mantê-lo vivo e assim, pudessem extrair o seu líquido biliar.

Com esta condição de vida, não é surpreendente que ele está desnutrido, o que é mostrado pela forma como suas pernas são curtas e o tamanho do corpo é desproporcionalmente pequeno em comparação com o tamanho da cabeça.

Ele é muito menor do que um urso preto asiático adulto de sua idade deveria ser... Com seu corpo menor e desnutrido, é mais fácil para ele ficar de pé sobre suas pernas porque sua espinha pode suportar o peso do corpo leve. Levantar-se e à espera de alimentos, se tornou aos poucos um hábito que ele faz todos os dias agora."

Bílis de urso

A bilis de urso é uma substância extraída da vesícula biliar do urso do Himalaia ou urso negro asiático. Esta substância é usada como remédio da medicina chinesa tradicional.

Urso de bílis preso em gaiola na China.

Para facilitar a extração, os ursos são mantidos em jaulas ou gaiolas de 79 cm x 130 cm x 200 cm para um animal que pesa de de 50 a 120 kg, deixando-os sem capacidade para se moverem. Viver nessas condições durante mais de 25 anos, implica a severos danos psicológicos e ao atrofiamento muscular do animal.

Urso de bílis preso em gaiola na China.

Usos da bílis de urso

Ainda que existam infindáveis alternativas fitoterápicas e convencionais ao uso da bílis de urso, tradição, crença e fatores econômicos ainda mantém essa pratica cruel.

O uso da bílis pode ser dividido em duas categorias; como medicina (tratamento e prevenção) ou como tônico e comida.

Bílis de urso em cápsulas.

A farmacopéia chinesa indica que suas ações incluem:

Eliminar o "calor" do fígado
Melhorar convulsões e espasmos
Melhorar a visão
Limpar o corpo de "calores" e materiais tóxicos

Bílis de urso em forma líquida.

Fazenda de extração de bílis

A bílis de urso é extraída mediante um buraco no abdômen do urso, o qual, não fecha nunca, deixando os animais sob perigo de infecções, doenças como tumores, câncer e morte por peritonite. Os ursos são equipados com um colete de ferro, pois com frequência tratam de se suicidar batendo no próprio estômago, já que são incapazes de suportar a dor.

Fazenda de extração de bílis

Em agosto de 2011, um meio de imprensa asiático reportou um incidente no qual uma mãe urso estrangulou o seu filhote, para depois se suicidar batendo a cabeça contra uma parede. Isto como consequência dos Maus-tratos que recebem estes animais pelo processo de extração e a forma de cativeiro.

Fonte Fonte Fonte

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Apesar do absurdo e de existirem ONGs lutando para acabar com a prática e comércio, lamentavelmente ainda é perfeitamente legal na China e em outros países asiáticos.

      Abrax

      Excluir