quarta-feira, 6 de maio de 2015

Você Votaria Neste Candidato?


A primeira fase das eleições unificadas locais de Tóquio, Japão, ocorreram no dia 12 de abril de 2015, com outras eleições para prefeito e membros da assembléia legislativa em 26 de abril. Acontece que o cartaz de um candidato instalado em Akihabara chamou muito a atenção das pessoas...

Desde que a propaganda eleitoral de porta em porta foi proibida no Japão, os candidatos a cargos legislativos, se encontraram frente a uma séria limitação promocional, restando-lhes discursar com megafones em lugares movimentados ou usando de criatividade para chamar a atenção dos eleitores.

Teruki Goto é um candidato independente ao cargo de legislador, mas fora isso não se sabe muito sobre sua pessoa. Uma busca no Google traz à tona um site oficial um pouco estranho contendo seu manifesto onde sua linha de candidatura é "tornar o Japão o mais forte, mais amável e mais interessante (lindo) do mundo!". De fato, um objetivo elevado.

Goto Teruki, seu nome escrito em Kanji convenientemente cobre sua modéstia neste cartaz eleitoral.

Sua página incentiva as pessoas a fazerem os cartazes eleitorais para ele, o melhor dos quais são então escolhidos por usuários da web. As únicas regras são: "Manter o seu 'documento' pra fora" (palavras dele), não fazer nada ilegal e não ser racista ou prejudicial em relação às pessoas." Fora isso, vale tudo. Não está claro quando exatamente o cartaz foi escrito e não se sabe se foi ele mesmo  quem fez, mas com certeza chama muito a atenção.

O cartaz de Goto se destaca entre outros cartazes de candidatos.

Goto certamente se destacou entre outros candidatos, todos eles abordando o tema de forma manjada e com foto desajeitada de terno em estilo "diretor de escola", com um fundo neutro e projetos nacionalistas. Enquanto que apenas o nome do candidato, Goto Teruki, estampado em caracteres kanji, protegem a sua modéstia.

Alguns poucos acharam o cartaz constrangedor e um punhado achou engraçado, mas a maioria dos japoneses simplesmente ignorou a estranha propaganda eleitoral.

De acordo com um tweeter, Goto faz algo maluco assim sempre que a época de eleição se aproxima. A primeira vez que notaram seu poster, foi quando ele apareceu em um cartaz em estilo "visual kei" com escrita em Inglês. Algo que não funciona quando se trata de fazer campanha eleitoral no Japão.

Antigo cartaz eleitoral de Goto.



As tentativas anteriores não tiveram sucesso na obtenção de um cargo político ao aspirante. No texto da foto se lê: "Vai, Goto Teruki!"

Outro antigo cartaz eleitoral de Goto - "Vai, Goto Teruki!"

Pode-se dizer que, pelo menos desta vez, Goto tomou uma abordagem mais patriótica, porém muitos comentaram que o cartaz é constrangedor e no mínimo nem um pouco engraçado.

Bem...Não dá para fechar o post sem dizer que ele não ganhou a eleição... Talvez no próximo ano.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário