quarta-feira, 3 de junho de 2015

Operação Haudegen - O Que Procuravam os Últimos Soldados de Hitler no Ártico?


Foram 11 os últimos militares nazistas a se renderem da Segunda Guerra Mundial. Aconteceu quatro meses após a Alemanha desistir ante os aliados, com a perda da ilha de Spitzbergen no oceano Glacial Ártico.

Em 3 de setembro de 1945, um grupo de alemães encabeçados por Wilhelm Dege se rendeu ao capitão do navio norueguês Blassel, dedicado à caça de focas. Desse modo foi dada como terminada a sua missão secreta de um ano no Ártico destinada a obter dados meteorológicos para o Terceiro Reich.

Spitsbergen (no círculo amarelo)

"A informação meteorológica tinha uma importância vital, tanto para os alemães como para os aliados. Hitler fixou posteriormente o momento de atacar nas Ardenas a partir da informação que lhe chegou da estação meteorológica das ilhas Spitzbergen. Sem a informação meteorológica não se entenderia boa parte das decisões que foram tomadas ao longo da guerra", comentou ao jornal "ABC" o historiador e jornalista Jesús Hernández, que reúne os detalhes do acontecido em seu livro Pequeñas grandes historias de la Segunda Guerra Mundial ("Pequenas grandes histórias da Segunda Guerra Mundial").

Wilheim Dege

A primeira tentativa dos nazistas de se instalarEM na região ártica teve lugar em 1943, mas sua base na Groenlândia foi arrasada pelo Exército norte-americano. No entanto, o Governo de Adolf Hitler não abandonou seus planos. Desta vez, a operação Haudegen foi tão secreta que o apelo aos voluntários para participarem, não dizia nada mais que "uma missão muito especial em uma zona muito fria", destaca Hernández.

Estação Haudegen (1944-1945)
Para se prepararem para as baixas temperaturas, os 70 militares voluntários que se apresentaram para o experimento, receberam treinamento nos Alpes. Uma vez selecionada uma equipe final de 10 membros, designaram como chefe o geógrafo e geólogo Wilhelm Dege. Em setembro de 1944 o grupo chegou à ilha desabitada de Spitzbergen. Sua tarefa era enviar periodicamente informação atmosférica à Alemanha sem serem descobertos.

Operação Haudegen

Depois de instalar a base, nada mais que uma série de barracões pré-fabricados que só precisaram ser descarregados do navio, os 11 puseram mãos à obra. Mas a missão prevista para um mínimo de 3 anos, terminou muito antes. Ao receber em maio de 1945 a notícia sobre o suicídio de Hitler, Dege comunicou aos aliados que rendia a base. No entanto, tiveram que esperar quatro meses até que um barco pesqueiro civil "aceitasse" sua rendição e capturassem eles. Deste modo, os 11 homens se converteram nos últimos nazistas a se renderem da Segunda Guerra Mundial.

Fonte Fonte Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário