quinta-feira, 16 de julho de 2015

O Curioso Experimento Maximillien Manning - Um Homem Deu Uma Conta do Facebook Ao Mundo e as Coisas Saíram do Controle

Há algum tempo, a equipe do Buzzfeed resgatou um fato muito particular para que fosse conhecido pela pessoas: Joe Veix, um artista de 27 anos, fez algo estranho, mas que qualquer poderia imitar sem problema algum.

Ele criou uma conta no Facebook e depois publicou o Login e a Senha no seu Twitter. Veix sentiu-se motivado a fazer isto após tentarem hackear o seu email. Basicamente, ficou meio doido e quis a resposta para a pergunta sobre como funcionaria um Facebook se fosse "de todos"?

Joe também refletiu sobre o conceito de "individualidade" na internet, além do público e do privado, considerando que hoje em dia nossa informação é conhecida pela maioria dos administradores das redes sociais. "De verdade que um perfil do Facebook representa uma pessoa?" foi sua pergunta, e depois ele mesmo se respondeu "Não, evidentemente que não. Mas depois senti curiosidade de ver a forma em que se comportaria uma conta comum. O que seria diferente nela?".

Joe percebeu que, passados alguns minutos, a senha havia sido alterada. Como parte de seu experimento, ele anunciou em seu Twitter:

"Senhoras e senhores, pedimos desculpas pelas dificuldades técnicas, ao que parece alguém mudou a senha, voltaremos a estar online em alguns segundos."

Depois de que Joe voltasse a restabelecer a senha, possível através do e-mail de recuperação, tudo começou a mudar rapidamente. Logo de cara, o nome mudou de "John Smith" para "Maximillien Manning". Também as fotografias de perfil e da capa foram seguidamente alteradas, umas depois da outra, uma mais estranha que a anterior. Aquele que acessavam o perfil no Facebook, adicionavam muitos amigos, curtiam centenas de páginas e faziam comentários sobre qualquer tema que lhes aprouvesse.



Os dados pessoais mudavam a uma velocidade incrível; seu lugar de residência, seu trabalho atual, seu estado de relação, etc. Tudo se transformava e o personagem Maximillien Manning terminou sendo uma pessoa que trabalhou em lugares como Taco Bell e Uber, um cara que comentava o Estado Islâmico, um cara que tinha bebês com o seu "criador", Joe Veix...



Os milhares de likes no Facebook:



Mudanças, mudança e mais mudanças...O mundo acessava esse perfil e cada pessoa queria pôr um pedacinho seu, mas ficou difícil compatibilizar todos os gostos e tendências. O tom era humorístico, bastava esperar alguns segundos para que as fotografias passassem de desenhos e memes, a fotografias absurdas sobre qualquer coisa que se encontrasse na web.


As coisas seguiram assim por um tempo, depois, ao ver a reação das pessoas, Veix decidiu criar contas novas no Instagram e no Twitter, esta última sendo a mais utilizada. Mas nem tudo podia continuar sem problemas, a conta do Facebook foi fechada pela administração da rede social e Joe deu por terminado o seu experimento, aprendendo uma valiosa lição sobre como se comportam as pessoas pelas redes sociais.

"R.I.P (Requiescat in pace) a conta foi desativada"

Ainda que o perfil Maximillien Manning do Facebook tenha morrido, Joe quis revivê-lo em outro mundo; o mundo do Tumblr. E esta é a nova conta que criou para o uso do público:

Login: thepublikfacebook@gmail.com Senha: password1234

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário