segunda-feira, 13 de julho de 2015

O Homem Que Fez Milhões Com a Venda de Pedras Como Animais de Estimação


Gary Ross Dahl, que morreu no início deste ano de 2015 aos 78 anos, será sempre lembrado por ter inventado o "Pet Rock", ou a "mascote de pedra", uma novidade que foi uma mania nos anos 1970. O vendedor brilhante essencialmente vendeu rochas por toda a vida e conseguiu fazer milhões através de seu "ridículo esquema de marketing bem sucedido."

Embora ele começou sua carreira como redator de publicidade, Dahl rapidamente virou empresário quando sua ideia de vender rochas como animais de estimação decolou. Tudo começou em uma noite em meados dos anos 70, enquanto tomava uma bebida em um bar local em Los Gatos, Califórnia. As pessoas ao seu redor estavam falando sobre animais de estimação, e sobre o quão difícil era alimentar, levar para passear e limpá-los.

Atingido por uma súbita inspiração, Dahl declarou que ele não tinha esse problema com o seu próprio mascote. "Eu tenho uma pedra de estimação", disse ele à multidão. E sua resposta foi tão bem recebida que ele começou a brincar com a ideia, eventualmente, da criação de um negócio em torno daquilo.

Dahl encontraram dois investidores, visitou uma loja de material de construção, e comprou uma caixa de pedras de praia mexicanas lisas por um centavo cada. Ele sabia que tudo o que ele precisava era empacotar cada pedra de forma a parecer linda, e que iria vender por muito mais do que valiam.
O "mascote" precisava parecer lindo na caixa.

Depois de muita tentativa e erro, ele finalmente projetou uma engenhosa caixa de papelão para transporte, com buracos de ar para o "animal de estimação" poder respirar. A pedra era carinhosamente situado dentro da caixa, em uma cama de aparas de madeira macia. Um pequeno livro continha instruções sobre os cuidados, alimentação e treinamento do animal de estimação." Se, quando você remover a rocha de sua caixa e ela parecer estar animada, coloque-a sobre alguns jornais velhos ", dizia o manual, "A pedra vai saber para que é o jornal e não exigirá mais nenhuma instrução. Ela permanecerá no jornal até que você a mova."

Foi este manual insolente foi o que conseguiu capturar a imaginação de milhões de pessoas, transformando o Pet Rock em um fenômeno de âmbito nacional. O oportunismo de Dahl foi impecável, a rocha havia atingido o mercado na hora certa. A Guerra do Vietnã havia terminado e o incidente Watergate estava começando.

Com más notícias na mídia daquele tempo, o oportunismo de Dahl foi impecável, a rocha havia atingido o mercado na hora certa.

"Havia um monte de notícias ruins acontecendo", ele disse ao Houston Chronicle em 1999. "As pessoas estavam pra baixo. Realmente não era um bom tempo para a psique nacional. Eu acho que o Pet Rock foi apenas uma boa piada. Todo mundo precisava de uma boa risada e os meios de comunicação abocanharam. "

Após o seu lançamento durante o Natal de 1975, Dahl lidou com uma tempestade na mídia, até mesmo ganhando um lugar no lendário Tonight Show. Dentro de alguns meses, 1,5 milhões de rochas foram vendidas a 3,95 dólares (aprox. 12 reais) cada e a demanda foi maior do que nunca. "Eu tinha um telefone em cada orelha." Disse Dahl em uma entrevista em 2011, "Eu ensinei o meu cara das relações públicas a  me representar para que ele pudesse responder as minhas chamadas." As vendas foram fenomenais por um bom tempo - Dahl se mudou para uma casa grande com piscina e trocou seu Honda por um Mercedes.

Em poucos meses, 1,5 milhões de rochas foram vendidas. 

Mas seu sucesso era bom demais para durar muito tempo, como relata o New York Times, "a simplicidade de sua ideia provou ser sua ruína." Apesar de ter registrado o nome de seu produto, ele não poderia impedir os outros de venderem uma rocha em uma caixa. E alguém começou a oferecer diplomas universitários para "pedras de estimação", a 3 dólares por um bacharelado e 10 dólares por um doutorado em filosofia. O negócio de Dahl começou a sofrer, e no final dos anos 70, ele foi processado por seus investidores e acabou tendo de indenizá-los com uma cifra de seis dígitos em um julgamento.
"A simplicidade de sua ideia provou ser sua ruína."

Com o dinheiro que ele ganhou vendendo pedras, Dahl e sua esposa projetaram e construíram o Carry Nations Saloon em Los Gatos. Mais tarde, ele voltou para a publicidade, e até mesmo escreveu um livro chamado Advertising for Dummies, publicado em 2001. Mas ele será sempre lembrado pelo fenômeno Pet Rock. Ganhou uma boa medida da riqueza e fama, e também o fez desconfiar das hordas de inventores que se aglomeravam em sua volta pedindo conselhos.

.
"Há pessoas com visões pouco ortodoxas que sentem que lhes devo a vida" Dahl disse em 1988 "Às vezes eu olho para trás e me pergunto se minha vida não teria sido mais simples se eu não tivesse feito isso". Sua esposa concordou: "Com o tempo, no entanto, as pessoas vinham a ele com idéias estranhas, esperando que ele fizesse por eles o que tinha feito para si mesmo. E um monte de vezes eles tinham realmente, idéias estúpidas", disse ela. "Estou farto de toda essa coisa maldita", ele disse ao Houston Chronicle.

O RETORNO DE UM CLÁSSICO

Esta é uma versão moderna da década de 1970, da pedra de estimação.
Plug-n-play: Basta ligá-la à porta USB do seu computador para fazer absolutamente nada!
Não é preciso alimentar ou tomar cuidados especiais e não gasta qualquer energia.


A "pedra de estimação USB" está à venda no site Thinkgeek por $7.99 (aprox.25 reais).

Fonte

Um comentário:

  1. Como dizem a cada minuto nasce um otário e sempre tem um esperto para aproveitar.

    ResponderExcluir