quinta-feira, 2 de julho de 2015

Professor Estraga-prazeres Diz a Aldeões Que Bebê Garuda é Na Verdade Apenas Uma Ave Normal

Um professor de ciência arruinou a imaginação e o orgulho de moradores que acreditavam que haviam capturado um bebê Garuda, o lendário pássaro humanóide do budismo e do folclore hindu.

Fotos mostrando uma pobre criatura peluda se espalharam pela web Tailândia após um aldeão tailandês capturar o animal, convocando toda a comunidade para tocar, olhar, cheirar e espremer o assustado filhote de pássaro para obter sorte com os números da loteria porque, segundo os aldões, se trata claramente de um bebê Garuda, a criatura mágica metade homem, metade pássaro que Vishnu usou como montaria segundo as antigas escrituras do hinduísmo.

Aldeões na Tailândia inicialmente acreditaram que o animal era a figura mitológica Garuda.
Jessada Denduangboripan, um professor de ciência da Universidade de Chulalongkorn, foi até a aldeia para estragar a diversão, dizendo à comunidade que a criatura é, na verdade, apenas um pássaro. Uma "águia-de-crista" (Spilornis cheela), comum em áreas tropicais asiáticas, o que por si só torna o pássaro bastante impressionante.

Na verdade, se trata de uma "águia-de-crista" (Spilornis cheela)

Garuda é uma figura mitológica presente nos mitos do hinduísmo, originariamente uma águia. Pássaro solar brilhante como o fogo sendo a montaria do deus Vishnu, no qual, é ele próprio de natureza solar. Garuda é Nagari, inimigo das serpentes ou Nagantaka, destruidor de serpentes. Garuda é também a palavra alada, o triplo Veda, um símbolo do verbo, ou seja, o mesmo que a águia representa na iconografia cristã. Garuda possuía cabeça humana com bico e três olhos, asas, braços e pernas, e era inimiga das serpentes Nagas.

Talvez o professor tenha se precipitado um pouco, já que o inimigo de Garuda é o deus serpente Naga, e a "águia-de-crista" se alimenta justamente de cobras.

Apesar da decepção dos aldeões, a captura não deixa de ser promissora já que a ave é símbolo do país asiático.

De qualquer forma, foi uma captura promissora, já que a Garuda é um símbolo de nobreza encontrado em logotipos de bancos e estampado em cada documento do governo, incluindo as notas tailandesas e cartas oficiais.

Fonte

2 comentários:

  1. E verdade, escrevi sobre ela no meu livro tambem, embora ela possa ter outras aparencia em livros e jogos de rpg, a forma mais fiel a da lenda e a que o rusmea disse no texto a cima.

    ResponderExcluir
  2. o que importa é o animal ter recuperado a liberdade roubada pelo aldeão...espero

    ResponderExcluir