O shabu-shabu é um dos pratos japoneses mais populares no Japão ainda que não seja tão conhecido fora do país do sol nascente.
É parecido com um fondue, mas em vez de queijo ou chocolate, o recipiente central está cheio de água fervendo ou de um caldo ralo, ao gosto do preparador.
Nesta água são cozidas finas fatias de carne de alta qualidade, submergindo-as brevemente até que mudem de cor. Durante toda a breve operação é preciso segurar a carne com os palitos, movendo ligeiramente de um lado para o outro no líquido quente até que cozinhe de modo uniforme.
![]() |
Mesa de restaurante de Shabu-shabu. |
Além de carne, no shabu-shabu também se aprecia cogumelos, caranguejos, verduras e fios de uma massa de amido chamados de harusame (春雨), literalmente "chuva de primavera", por serem muito finos e transparentes.
![]() |
Segundo os japoneses, o ideal é não cozinhar demais a carne. O ponto certo de cocção, é quando a carne apresente uma cor rosácea. |
Neste caso, já que estes ingredientes têm um tempo de coccção superior, o que se faz é colocá-los na panela que se assemelha as nossas formas de bolo, e deixar cozinhando.
Ao tirar a carne cozida, antes de levá-la à boca, se passa a fatia por basicamente um dos dois molhos típicos do shabu-shabu. Um deles é o molho de gergelim e o outro é uma mistura de molho de soja, vinagre de arroz e suco de uma fruta chamada Yuzu, (柚子 - Citrus junos), um cítrico japonês muito aromático cujas raspas de sua casca são muito utilizadas como tempero.
Um detalhe adicional, é que o Shabu-shabu tem uma boa aceitação por parte dos brasileiros no Japão, sendo perfeitamente apreciável por qualquer brasileiro nato que nunca tenha tido contato com a culinária nipônica. Em outras palavras, não fede nem nada e realmente é muito saboroso.
![]() |
Após passar no molho, o resto é puro sabor. |
Fonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário