quarta-feira, 8 de julho de 2015

すき焼き - Sukiyaki - Um Prato Musical


O sukiyaki é um dos pratos mais populares no Japão embora talvez não seja tanto da cozinha japonesa no âmbito internacional. Seu nome, embora alguns possam pensar, não tem muito a ver com "gostar" (好き- suki)* já que neste caso e apesar dessa partícula estar escrita em hiragana, vem de "pá"(鋤 - suki). Portanto, literalmente significa "cozido (ou assado) na pá".

*(Segundo uma outra versão, o nome Sukiyaki poderia ter sido gerado por "poder assar/cozinhar o que se gosta".)

O sukiyaki consiste em cozinhar finas fatias de carne, cebola verde, tofu, cogumelos, verduras, etc. em uma "caçarola" baixa de ferro colocada no centro da mesa e onde previamente foi posto para esquentar, molho de soja com saquê, açúcar e um tipo de vinho de arroz doce chamado mirin (味醂) usado com frequência para condimentar a comida no Japão.

Sukiyaki - "Cozido/Assado na pá", pois é um prato originalmente de zonas rurais, onde na plantação, usavam a pá como panela para preparar verduras recém colhidas.

A seguir, os comensais sentados ao redor da panela, tomam o que querem diretamente da mesma usando os tradicionais palitos e após passar o bocado por ovo cru batido para resfriar e dar ainda mais sabor, o comem acompanhado de arroz branco.

O sukiyaki por sua maneira de ser consumido, compartilhando a caçarola no centro da mesa, é uma comida habitual entre amigos e em família. Por conseguinte, as famílias japonesas costumam ter um fogão a gás ou elétrico portátil para poder fazer sukiyaki (e outros pratos).

Um dos pratos que melhor caem no gosto dos brasileiros.

Como curiosidade, é preciso dizer que "Sukiyaki"  também é o título das muitas versões americanas da canção "上を向いて歩こう" (Ue wo muite arukou - "Vamos andar olhando para cima") de Sakamoto Kyuu (坂本九).

.
A canção não tem relação alguma com este prato, mas o primeiro tradutor norte-americano teve a ideia de usar uma palavra japonesa conhecida em seu país para rebatizá-la, sendo uma boa ideia para deixar claro a origem da canção.

Curiosidade adicional: É comum no Japão encomendar todos ou boa parte dos ingredientes do sukiyaki (e também de outros pratos) por telefone ou através da internet. Como exemplo, o site Rakutem disponibiliza uma boa variedade de carnes (Kobe) de altíssima qualidade que são devidamente entregues a domicílio via correio ou por empresas de entregas rápidas.

Update: Existe a versão brasileira dessa música, ( https://www.youtube.com/watch?v=uNA_QnzWKNQ ) gentilmente apontada pelo Japa nos comentários.

Fonte

6 comentários:

  1. Delicioso post...rsrsrsr aqui em casa só da pra comer"de vez em nunca" por causa do trabalho para se preparar os ingredientes antes do Yaki(assar/cozimento) e tambem só comemos quando reunimos a familia e quando não temos muitas contas pendentes......rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Também tem a versão brazuca da Sukiyaki:
    Trio Esperança - Olhando para o céu
    https://www.youtube.com/watch?v=uNA_QnzWKNQ

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelos comments^^

    Adicionei o link da versão brasileira da canção^^

    Obrigado^^

    Grande abrax^^

    ResponderExcluir
  5. Opa! Obrigado pela citação!
    Mas o link não está funcionando...

    ResponderExcluir
  6. Só mais uma curiosidade...hehehe
    O Kyu Sakamoto já cantou aqui no Brasil em um daqueles festivais da canção que tinha nos anos 60
    https://www.youtube.com/watch?v=WLygl1-0FTA

    ResponderExcluir