segunda-feira, 27 de julho de 2015

Vila dos Rins - O Lugar do Nepal Onde Quase Todo Mundo Já Vendeu Um dos Seus Rins


Acredite ou não, os moradores de Hokse, no Nepal, são tão pobres que são obrigados a vender seus próprios órgãos, a fim de fazer frente às suas despesas. A prática é tão comum lá que o local foi apelidado de "Vila do rim".

Corretores de órgãos regularmente visitam a vila e seus arredores para convencer os moradores por dinheiro, a "doarem" um dos seus rins saudáveis. Esses agentes são notórios por enganar inocentes aldeões em viagens ao sul da Índia onde mantém suas operações. Eles contam todos os tipos de estórias, dizendo aos pobres aldeões que os seres humanos só precisam de um rim para sobreviver ou que o órgão, uma vez removido, volta a crescer. Esse truque particular foi usado para enganar Geetha, uma mãe de quatro filhos que vendeu o seu rim por apenas US $2.000 (6 mil e 704 reais).

"Há dez anos as pessoas vieram à nossa aldeia tentando convencer-nos de vender nossos rins mas eu sempre dizia que não," disse Geetha. Mas como a família cresceu, seu desejo de proporcionar-lhes uma casa foi mais forte. "Eu sempre quis ter minha própria casa, e um pedaço de terra e com mais crianças, eu precisei muito." Ela viajou com sua cunhada, uma corretora de órgãos, para a Índia e foi submetida a uma cirurgia.

Um rim pode valer US $2.000 (6 mil e 704 reais).
O procedimento levou apenas meia-hora para terminar, mas ela permaneceu no hospital por três semanas. "Quando acordei após a operação, senti-me como se nada tivesse acontecido e fiquei surpresa que já haviam feito," ela disse. "Eu então fui paga com 200.000 rúpias nepalesas por meu rim e voltei a minha aldeia para comprar minha casa e alguns terrenos."

Infelizmente, a casa de Geetha - que ela pagou com seu rim - foi destruída em um mortal terremoto que sacudiu o Nepal em 25 de abril de 2015. Os desastre deixou a muitos moradores sem-teto, fazendo-os a recorrer ao álcool para afogar suas mágoas. E dadas as circunstâncias, o comércio de órgãos só floresceu, transformando o país em uma espécie de banco de "rins". Embora ilegal, estima-se que ocorram 10.000 operações no mercado negro com até 7.000 rins vendidos todos os anos.

Ou valer meros US $150 (502 reais), como no caso de Ganesh Bahadur Damai.
Nem todos os traficantes de órgãos são gentis o suficiente para esperar pelo consentimento dos moradores. Às vezes, as vítimas são raptadas e forçadas a se submeterm à operações. Ou, eles podem ser enganados, fazendo com que acreditem que precisam de algum tipo de operação, e o rim é removido sem o seu conhecimento. Algumas vítimas são até mesmo assassinadas por ambos os seus rins. Os órgãos são vendidos aos ricos destinatários por até seis vezes a quantidade que o doador recebe.

No ano passado, a revista TIME relatou a história de Kenam Tamang, que foi enganado por seu próprio genro. Ele havia prometido a Temang um trabalho melhor em Chennai, na Índia, mas quando chegaram lá, aquilo acabou por ser um estratagema gigante. "Fui levado para o hospital, onde me disseram que eles estavam tomando o meu rim," disse Tamang. "Ele disse que conseguiria uma boa quantidade pelo rim e não haveria qualquer complicações de saúde. Ele disse que até cresceria de volta."

.
A história de Ganesh Bahadur Damai é bastante parecida. Ele também viajou para a Índia em busca de trabalho melhor remunerado, mas logo encontrou-se bêbado com um grupo de estranhos em Bangalore. "Me deram uma injeção que me deixou inconsciente por 24 horas," ele disse. "Quando acordei, estava em uma cama de hospital. Levaram meu rim." Três meses mais tarde, ele recebeu US $150 (502 reais) e foi enviado para casa, onde ele comprou um pequeno pedaço de terra.

De acordo com Laxman Lamichhane, um advogado e coordenador do Fórum para a Protecção dos Direitos do Povo do Nepal (PPR Nepal), "as pessoas estão sentindo insegurança e medo nos lugares que estão vivendo agora, apesar do acompanhamento regular das forças de segurança. Eles têm que encontrar tantas caras novas na vida cotidiana. Alguns foram identificados como traficantes de seres humanos que estão deliberadamente tentando seduzir as pessoas com bons empregos e uma vida melhor em países estrangeiros, como na Índia e no exterior."

Fonte Fonte

Um comentário:

  1. Bem-vindo ao Hospital Geral de Toronto, Hospital Especialista que compra rim ($ 370,000.00 Dollars), Você deseja vender seu rim em troca de dinheiro? Se sim, em seguida, contacte o médico Anthony Craig hoje para obter uma transação confiável e bom para um bom dinheiro e para uma cirurgia melhor, contacte-nos Via: torontogeneralhospital@aol.com

    Esperando o seu responde ... ..
    Cumprimentos….
    Dr. Anthony Craig

    ResponderExcluir