quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Elmer Mccurdy - O Homem que "Viveu" 66 Anos Depois de Morto


Elmer McCurdy nasceu no Maine em 1880. Sabe-se que seu nascimento foi por um pequeno deslize entre uma adolescente e seu primo. No entanto, não foram os seus pais quem criaram ele, mas sim os seus tios. Com muito mais idade e bem mais responsáveis. Ainda assim, com pouco mais de 15 anos, e já com pequenos problemas com o álcool, decidiu sair de casa para trabalhar como aprendiz e ganhar a vida.


Começou trabalhando como encanador e em 1907, se instalou em Cherryville onde mudou de ramo e passou a ser minerador. Mas inquieto não se satisfez com esses trabalhos.


Elmer McCurdy .
No ano seguinte, se alistou no exército, onde foi operador de metralhadora e foi instruído no uso da nitroglicerina para fins de demolição. Mas ele foi expulso exército devido aos seus problemas com a bebida.

A bebida lhe trouxe vários encontros com a lei e muitos tempo atrás das grades, onde conheceu o ambiente delitivo da época: como por exemplo, Walter Jarret e os irmãos Lee e Glen com os quais, planejaram assaltar um trem.

McCurdy decidiu incorporar seu treinamento com nitroglicerina em seus roubos, mas ele era zeloso demais e errava com frequência a quantidade adequada de explosivos.

Em março de 1911, assaltaram o trem Iron Mountain em lenapah, Oklahoma. Eles detiveram com sucesso o trem e localizaram o cofre. McCurdy colocou a nitroglicerina na porta do cofre para abri-lo, mas a dose foi alta demais e o cofre foi destruído na explosão, assim como a maioria do do dinheiro. Ele e seus sócios conseguiram meros US $ 450 em moedas de prata, quase todas fundidas na estrutura do cofre.

Elmer McCurdy na funerária por volta de 1911.
Após outros assaltos, McCurdy e seus comparsas decidiram assaltar o trem que transportava os pagamentos dos indígenas através da via férrea Katy em 4 de outubro de 1911.

Eles conseguiram assaltar o trem mas as autoridades não demoraram em descobri-los e Elmer McCurdy morreu no confronto, os outros se entregaram e foi um caso encerrado para a polícia.

Devido a que Elmer era um bandido famoso, seu corpo foi exposto na funerária durante um tempo para que as pessoas conhecessem o famoso foragido. O corpo foi embalsamado e o resultado foi tão perfeito que apesar de terem passado 6 meses, o cadáver seguia intacto.

Elmer McCurdy anunciado como atração no
Patterson Circus.
O empresário da funerária decidiu deixá-lo em um canto do seu negócio com um rifle nas mãos para chamar a atenção dos transeuntes.

Em outubro de 1916, dois homens reclamaram o corpo de Elmer McCurdy dizendo que eram familiares.

Mas não era verdade. Eram dois empresários do The Patterson Circus, um espetáculo ambulante. Elmer McCurdy passou décadas viajando por todo os Estados Unidos.

Em 1971 ele foi vendido a um museu de cera e após alguns anos esquecido, seu corpo foi recuperado para ser exibido em uma atração com uma corda no pescoço.

Mas as instalações foram fechadas em 1976 quando os Estúdios da produtora Universal Television compraram o local para rodar a série "O homem de 6 milhões de dólares".

O enterro de Elmer McCurdy.
Já fazia muito tempo que ninguém sabia quem era aquela "múmia" e muitos pensavam que era apenas um boneco e o impacto foi grande quando ao retirá-lo do local, parte do seu braço se soltou, revelou um osso.

A polícia foi chamada e os forenses fizeram a necrópsia descobrindo que o homem devia ter morrido entre 1905 e 1920, e a causa da morte eram vários buracos de bala.

Graças ao trabalho de investigação de Clyde C. Snow, foi descoberta a identidade da múmia, e toda a documentação de compra e venda que existia sobre o Elmer McCurdy.

Finalmente, seu corpo foi sepultado em 22 de abril de 1977 no Cemitério Summit View em Guthrie, Oklahoma.

Fontes:
https://www.youtube.com/watch?v=HoLs0V8T5AA
http://www.snopes.com/horrors/gruesome/mccurdy.asp
http://thinkmiamicountyhistory.com/Patterson-Circus.html
http://www.straightdope.com/columns/read/185/was-a-dead-body-found-inside-an-amusement-park-mummy
http://www.sideshowworld.com/110-Mummy/Elmer/Mummy-Dark.html

Um comentário: