terça-feira, 11 de agosto de 2015

Ganhar Dinheiro Capturando Escorpiões Com as Próprias Mãos

Para ganhar a vida, pessoas na Baía de Nui no Delta do rio Mekong, província de An Giang, Vietnã, estão dispostas a fazer um trabalho perigoso: capturar escorpiões, centopeias, aranhas e cobras.

Baía de Nui é o único lugar na região sudoeste que tem muitas espécies de répteis e insetos com veneno como escorpiões, centopeias, aranhas tigre e cobras.
O Senhor Nguyen Van Cuong, residente na cidade de Nha Bang, distrito de Tinh Bien, tem sido um apanhador de Escorpião há quase cinco anos. 
Escorpiões geralmente vivem em cavernas de rocha ou em camadas de solo poroso, sob folhas podres. A melhor hora para capturar escorpiões é em dia de sol e no início da temporada chuvosa.
Durante este tempo, uma pessoa pode pegar de 100 a 150 escorpiões por dia.
Todos os dias, Cuong vai aos campos de mandioca ou montículos em pomares para encontrar cavernas de escorpiões. As ferramentas de Cuong são uma concha e um pequeno balde de plástico.
A captura de escorpiões com as próprias mãos é perigosa. Cuong pode ganhar apenas de 48 a 80 centavos de real por cada escorpião.
Coletores de escorpiões dizem que apenas especialistas podem encontrar as cavernas onde o aracnídeo se esconde.
De acordo com Cuong, uma caverna geralmente tem dois escorpiões, um macho e uma fêmea, mas chegam a haver até seis a sete escorpiões em algumas cavernas. "Escorpiões são muito rápidos e cruéis à noite, mas durante o dia eles ficam em um lugar e não mordem. Para capturar escorpiões, o apanhador tem que pressionar as caudas para baixo para não ser mordido." disse Cuong.
Sr. Tran Van Thom, na comuna dde O Lam, distrito de Tri Ton, disse que em Nui Bay nos últimos 5 anos, esta espécie tem vindo a diminuir porque se tornaram uma especialidade nos restaurantes e é considerado um medicamento.
Muitas pessoas na Baía de Nui também caçam centopeias. Mas esta espécie é muito rara, por isso, só podem capturar apenas algumas por dia.
O preço para esta espécie também é mais cara do que escorpiões. Uma grande centopeia tem seu preço fixado entre 7 a 8 reais e são usadas principalmente como "remédio" (sendo embebida em álcool).

A espécie de aranha tigre de Nui Bay também está ficando rara. O preço para esta espécie é semelhante aos das centopeias.
O "besouro estalador" (Elateridae) é utilizados como afrodisíaco para homens. O preço é de 24 a 32 centavos de real por besouro. Este besouro vive em coqueiros ou em árvores podres.
Lagartos voadores secos também são vendidos a 7 reais por três lagartixas.
Cupim rainhas são capturadas dna floresta para serem embebidas em álcool. Um pequeno pote de álcool de cupim rainha tem o preço entre 10 a 14 reais
O mercado de insetos de Tinh Bien é o lugar onde reúnem e vendem estas espécies.
Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário