terça-feira, 18 de agosto de 2015

Gorilas Estão Mostrando Sinais de Que Estão Aprendendo a Falar


Pesquisadores identificaram padrões de fala em uma gorila, que pensava-se anteriormente ser impossível para os macacos.

Uma gorila chamada Koko ficou famosa por sua capacidade de aprender a língua de sinais para se comunicar com seus guardiões. Os investigadores na Universidade de Wisconsin-Madison disseram que ela agora está exibindo sinais de ser capaz de se expressar.

Tradicionalmente, acredita-se que a performance vocal dos macacos tem sido limitada a ruídos espontâneos expressados por exemplo, no choque ao ver um predador ou para intimidar um rival mamífero em uma luta.

Koko uma gorila cativa aculturada treinada
pela Dra. Francine Patterson.
Acreditava-se que além disso, faltava a capacidade cognitiva e o controle da respiração nos macacos para se empenharem em uma intervenção organizada e premeditada.

Investigador Marcus Perlman na Universidade de Wisconsin-Madison e Nathaniel Clark da Universidade da Califórnia, analisaram 71 horas de imagens em vídeo do comportamento de Koko. 

Dizem eles que "encontraram exemplos de Koko realizando nove comportamentos diferentes, voluntários que exigiam o controle sobre sua vocalização e respiração." 

Eles concluíram que "eram comportamentos aprendidos, que não fazem parte do repertório típico de um gorila". 

Perlman disse: "ela não produz um som bonito, periódico, quando ela realiza esses comportamentos, como fazemos quando falamos. Mas ela pode controlar a laringe o suficiente para produzir um grunhido controlado." 

"Koko preenche uma lacuna. Ela mostra o potencial sob as condições do ambiente certo para macacos desenvolverem um pouco de controle flexível sobre o trato vocal. Não é tão fino como o controle humano, mas certamente é controle." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário