segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Livro Em Túnel


Os livros pop-up ou livros com figuras que "saltam", contam histórias com artifícios de papel que vão criando vida ao passar suas páginas. Para elaborá-los, é preciso utilizar técnicas sofisticadas e por isso em inglês, o trabalho é conhecido como "paper engineering" (engenharia de papel), ou seja, a arte de desenhar livros cujas figuras se desdobram para fora das páginas.

Existem diversos tipos de livros assim, com peças móveis, tocam música e inclusive existem alguns com iluminação elétrica própria, mas todos guardam uma magia particular.

Durante séculos foram criados livros com elementos tridimensionais, animados ou não, destinados a diversos fins e não só para crianças. Um tipo de livro muito especial e muito apaixonante é o livro em túnel (tunnel books ou peep show books).


Basicamente consiste em criar uma cena tridimensional com um efeito de fundo em vários níveis por meio de vários planos de papel desdobráveis em forma de acordeão.


Para poder ver a cena, observa-se através de um orifício ou de uma janelinha, cujo resultado é o equivalente a observar uma composição que faz lembrar uma gravação em vídeo pausado e com boa vontade, uma cena congelada do filme Matrix.

Livro em túnel criado pelo alemão Martin Engelbrecht (1684-1756), formado por seis lâminas de papel ilustradas a mão, recortadas para criar uma perspectiva sobre uma cena de dança em um jardim.

Ainda que tiveram sua época dourada no século XIX, foi no século XVIII quando desataram paixões. Já no século XVII foram criadas verdadeiras maravilhas e entre a aristocracia, esses livros estavam no mesmo nível que os teatros de papel animados.






Olhos brilhavam com suas representações de cenas de novelas, paisagens famosas ou batalhas célebres. Antes da invenção do cinema e de outras formas de entretenimento visual, os livros em túnel alimentaram a imaginação das pessoas de classes altas na Europa e América.

Fontes:
https://www.google.com.br/search?q=pop-up+book&es_sm=122&biw=1366&bih=599&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAYQ_AUoAWoVChMIl4Sn_q2CyAIVwgyQCh0ZxQNj

http://library.si.edu/digital-library/exhibition/paper-engineering/dance-tunnel-book
http://paperpops.com/

Um comentário: