quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Por Que Não Se Pode Explorar os Lugares de Marte Onde Há Água?


A NASA dispõe de um veículo explorador a aproximadamente 50 quilômetros de um lugar que parece que contém água, mas não pode se aproximar porque não está suficientemente esterilizado.

Em uma sessão de perguntas abertas através do site Reddit, o cientista chefe da NASA para o programa de Marte, Rich Zurek, declarou que "como parece que Marte contém água em estado líquido, temos que tomar mais precauções do que as habituais para evitar que se contamine, devido a que nossas sondas exploradoras não têm o grau suficiente de esterilização".

O veículo explorador viajou 225 milhões de quilômetros da Terra. "Todos nossos dispositivos carregaram micróbios da Terra e para esterilizá-los, submetemos os aparelhos a uma sessão muito intensa de raios ultravioleta", declarou Alan Duffy, astrônomo da universidade Swinburne.

No entanto, quando a agência aeroespacial preparou os equipamentos para as missões em Marte, teve que encontrar o equilíbrio adequado entre sua esterilização e a proteção dos delicados equipamentos eletrônicas a bordo.

Contaminação no Curiosity é um empecilho para a aproximação da água.

"Para esterilizar completamente, a NASA teria que utilizar radiação iônica muito potente ou calor e ambas opções danificariam os componentes eletrônicos, assim que realizou o processo até onde era possível", explicou Malcolm Walter, diretor do Centro Australiano de Astro-biologia da Universidade de Nova Gales do Sul.

Nesta segunda-feira, a NASA convocou uma coletiva de imprensa para anunciar que havia encontrado provas evidentes de que em Marte há água líquida.

Fonte Fonte

2 comentários:

  1. Interessante! Esse tipo de preocupação (como muitas outras) nunca me passou pela mente .

    ResponderExcluir
  2. Né vai que a sonda tem uma bacteria da terra e ela fertiliza a agua de marte por acidente ... Em algums milhares de anos uma nova terra em Marte olha as posibilidades

    ResponderExcluir