quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Um Terremoto de Magnitude 8,3 Estremece O Chile


Um potente terremoto de magnitude 8,3 estremeceu as regiões centrais do Chile, deixando ao menos três mortos. Seu epicentro foi próximo da cidade de Illapel, na região de Coquimbo.
O foco do tremor foi detectado a 12,5 quilômetros de profundidade e a uma distância de 55 quilômetros de Illapel, segundo as medições do Serviço Geológico de Estados Unidos.


O tremor repercutiu fortemente na capital, Santiago, onde provocou tremores nos edifícios. Algumas pessoas abandonaram precipitadamente os seus lares.

As autoridades decretaram alerta de tsunami (Maremoto) em toda a costa do Pacífico chilena e peruana. O Escritório Nacional de Emergência do Ministério do Interior do Chile solicita a evacuação dos setores costeiros.


Segundo previsões do Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, em alguns trechos da costa do Chile poderiam ocorrer ondas de até três metros de altura, e de entre um e três metros nas ilhas da Polinésia Francesa. Além disso, ondas de até um metro poderiam impactar na costa do Equador e Peru. O alerta foi estendido também à costa da Califórnia, Estados Unidos.

Fontes na cidade chilena de Concón informam de que as ondas do tsunami atingiram já a costa da província de Valparaíso.

.
A comuna chilena mais próxima ao epicentro, Canela, reporta a queda parcial algumas casas e cortes nas estradas rurais. Também, na já mencionada Illapel, ocorreu a queda de um muro sobre uma pessoa, que morreu no acidente.

Outro morto é uma pessoa idosa da comuna de Maipú (província de Santiago), que sofreu um infarto por causa do susto que lhe provocou o terremoto. A terceira vítima fatal foi registrada na província de Limari, região de Coquimbo. Trata-se de uma jovem de 20 anos que faleceu ao desmoronar a sua casa.

Fonte Fonte Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário