quarta-feira, 13 de abril de 2016

A Máquina de Som Alimentada Por Uma Vela

Guitarristas e músicos utilizam pedais e outros aparelhos para tirar novas sonoridades de seus instrumentos. Mas através do Candela Vibrophase se pode vibrar o som de uma forma bem econômica.

De repente, parece que voltamos à era vitoriana a um universo alternativo de ficção científica, o SteamPunk. Nesse imaginário, os maquinários mais complexos são alimentadas a vapor.


O Candela Vibrophase, criado pela ZVex Effects, é um obra de engenharia impressionante. Este aparelho permite criar efeitos sonoros em guitarras elétricas, tais como o vibrato, o tremolo ou phasing, dando ao som original um tom hipnótico.

Independente do objetivo, o mais interessante é a forma como a máquina funciona e como é alimentada: Com apenas uma vela acesa. 
O calor é transferido para duas células solares (com uma capacidade de 9 volts a 0.33 Am) e um motor Stirling (motor de calor) que faz rodar um disco de controle ótico.


O utilizador pode controlar a velocidade do aparelho, gerando diferentes variações do efeito. Cada vela pode queimar por até cinco horas, e para evitar que seja apagada por algum vento, é possível fechar o compartimento.
O sistema os vários componentes da máquina são um tanto complexos, mas para quem queira saber mais, assista ao vídeo a seguir habilitando as legendas:

.
Abrax

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário