quinta-feira, 7 de abril de 2016

A Possível Extinção de Duas Espécies Em Um Único Dia

Alerta vermelho! O rinoceronte de Sumatra e o tigre do Camboja estão em perigo crítico de extinção.

A boa notícia para os rinocerontes de Sumatra durou muito pouco. A exemplar que foi capturada no mês passado em Kalimantan, a parte indonésia de Bornéu, morreu por causas ainda não determinadas.

Isto acabou com as esperanças de reprodução natural desta espécie, a que não tinha sido vista em 40 anos. O ministério do Meio Ambiente informou que é possível que tenha sofrido uma infecção em uma pata.

Rinoceronte de Sumatra: Declarado extinto.
Acreditava-se que a rinoceronte tinha entre 4 e 5 anos. Foi capturada de maneira segura em uma armadilha de fosso em Kutai Barat, Kalimantan Oriental, em 12 de março, e colocada em um recinto temporário onde ia esperar para ser transladada a um lugar mais seguro localizado a cerca de 150 quilômetros do lugar da captura.

Agora, o rinoceronte de Sumatra está em perigo crítico com, talvez, cerca de 100 exemplares restantes, de acordo com a International Rhino Foundation.

Acreditava-se extinto... Capturaram este exemplar fêmea que morreu logo depois.
Segundo publicou a National Geographic, esta espécie é a mais pequena do mundo, está coberta por zonas de pelo áspero, principalmente nas orelhas, e sua cor é parda amarronzada. Costumam ser animais solitários que se alimentam com frutas e folhas. Podem pesar até 800 quilos e atingir um comprimento entre 2,5 a 3,8 metros.

Outra má notícia

Horas após o anuncio da morte da rinoceronte de Sumatra, os especialistas declararam a extinção do tigre do Camboja. Chhith Sam Ath, diretor regional da organização WWF, explicou em conferência de imprensa: "Os tigres estão extintos. O último exemplar foi visto em 2007". 

Chhith Sam Ath
Ante esta realidade, o governo anunciou um ambicioso plano para restabelecer a população. O objetivo é transladar dois machos e seis fêmeas da Índia em 2017. As autoridades esperam poder deixar em liberdade os primeiros tigres em 2022.

Tigre do Camboja: Declarado extinto.
O contrabando de animais exóticos é uma das principais causas do desaparecimento do tigre no Camboja; a atividade ilegal tem dizimado também a população do urso malaio, o golfinho do rio Irauádi e o elefante asiático.

.
Preciso dizer que ossos de tigres e chifres de rinocerontes são utilizados na Ásia para a produção de "elixires" contra a impotência?¬¬

Abrax

Fonte Fonte Fonte Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário