quarta-feira, 6 de abril de 2016

Garbage Pail Kids - La Pandilla Basura

Garbage Pail Kids (La Pandilla Basura na Espanha e parte da américa espanhola, e Basuritas na Argentina, Bolívia, Chile e Uruguai) são umas séries de figurinhas produzidas e distribuídas pela companhia Topps, lançadas originalmente em 1985 e desenhadas como uma paródia das bonecas Cabbage Patch Kids (conhecidas no Brasil como repolhinhos) criadas por Xavier Roberts.

Em cada figurinha aparece a caricatura de um personagem com alguma anormalidade cômica ou sofrendo um terrível destino, com um nome humorístico construído mediante um jogo de palavras, como Alex Plosivo (Al-Explosivo) ou César Noso (Cé-sarnoso).

As bonecas Cabbage Patch Kids (repolhinhos) eram comercializadas pela empresa Coleco e criadas pelo artista e empresário Xavier Roberts. Essas bonecas ficaram muito populares entre as crianças da década de 1980, onde foram vendidas aproximadamente cem milhões de unidades.

Foi então quando a empresa Topps realizou uma paródia extrema destas bonecas. Enquanto as que as "repolhinhos" eram doces e amorosas, os Garbage Pail Kids eram totalmente desagradáveis e aterradores para o público em geral.
E só por isso, pela bizarrice das imagens, que decidi compartilhar aqui no curionautas.com.br estas imagens das versões latino-americanas dessas figurinhas.









Ao menos, quinze séries regulares foram publicadas nos Estados Unidos, ainda que também foram lançadas em outros países. Além da comercialização das figurinhas, foram distribuídos pôsteres, roupas e acessórios.

Também foi produzido um filme chamado The Garbage Pail Kids Movie.

.
Fonte Fonte

3 comentários:

  1. Também tivemos nossas próprias figurinhas de horror (bem BR é claro), quem na década de 80 não curtia colecionar as figurinhas do PLOC MONSTER , que vinham no chiclê , no caso do filme GARBAGE , era muito tosco , uma mistura de GREMILINS com DE ONDE NASCEM OS MONSTROS, com o toque trash dos anos 80.

    ResponderExcluir
  2. Também tivemos nossas próprias figurinhas de horror (bem BR é claro), quem na década de 80 não curtia colecionar as figurinhas do PLOC MONSTER , que vinham no chiclê , no caso do filme GARBAGE , era muito tosco , uma mistura de GREMILINS com DE ONDE NASCEM OS MONSTROS, com o toque trash dos anos 80.

    ResponderExcluir