quarta-feira, 4 de maio de 2016

O Que o Seu Gato Está Dizendo?


Cientistas estão tratando de decifrar a linguagem usada pelos felinos domésticos, em uma tentativa de traduzir para a linguagem humana. Os investigadores acreditam que através de uma maior compreensão, seria possível melhorar a qualidade de vida dos animais e as relações com os seus donos.

Um estudo, realizado na Suécia, está tratando de traduzir os sons emitidos pelos gatos para a linguagem humana e com isso, acreditam poder compreender mais facilmente o estado de espírito dos felinos domésticos proporcionando aos bichanos, uma melhor qualidade de vida.

Os investigadores da Universidade de Lund, na Suécia, iniciaram esse trabalho de "tradução" no final de 2015, tendo como objetivo conseguir uma interpretação mais percetível para os humanos. O estudo conta com a participação de uma equipe de linguístas e consultores especialistas em comportamento animal, zoologia e veterinária.

O projeto batizado de "Meowsic – Melody in Human-Cat Communication" tem como principal foco de estudos, os sons emitidos pelo gato ao longo do dia e nos diferentes contextos do seu cotidiano, desde o caracerístico ronronar ao miado mais alto e estridente.

Segundo as primeiras conclusões do estudo, o ron-ron do gato pode ser amistoso ou ameaçador, conforme o estado em que se encontre o felino.
No seguinte vídeo, o gato está informando que não é uma ameaça, que está descontraído e receptivo aos carinhos do dono.

.
No exemplo abaixo, o vídeo mostra os animais pedindo alimento, um comportamento comum nos gatos domésticos quando os donos chegam em casa ou se aproximam do local onde guardam a comida.

.
"Se uma pessoa souber interpretar as vocalizações dos animais, consegue ler os estados mentais dos gatos", disse Robert Eklund, professor de linguística na Universidade de Linköping e membro do projeto Meowsic.

Ugh...¬¬ Pelos exemplos aqui citados, não sei se realmente é necessário todo um estudo científico apenas para determinar se o seu gato está pedindo comida ou ronronando de tranquilidade...¬¬ 

Mas espero que essa pesquisa de "tradução", que se encontra no começo, nos surpreenda no futuro...

Abrax


Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário