quinta-feira, 29 de setembro de 2016

ASMR - Resposta Sensorial Meridiana Autônoma


ASMR autonomous sensory meridian response em inglês ou "resposta sensorial meridiana autônoma", é um neologismo que faz referência a um fenômeno biológico caraterizado por uma prazerosa sensação que provoca calma e relaxamento e às vezes, pode estar acompanhado de um "formigamento" sentido geralmente na cabeça, couro cabeludo ou regiões periféricas do corpo como resposta a vários estímulos visuais e auditivos.

Este fenômeno está se tornando conhecido através da cibercultura, ou seja, através de blogs e vlogs.

Origem do acrônimo ASMR

A "história do ASMR" como se conhece, começou em 19 de outubro de 2007, quando o usuário "okaywhatever", de 21 anos, registrado em um fórum de discussão para assuntos relacionados com a saúde (SteadyHealth), publicou uma postagem em que descrevia ter experimentado uma sensação específica desde a infância, comparável aos estímulos provocados por dedos roçando ao longo da pele, mas muitas vezes desencadeada por aparentemente aleatórios eventos não táteis tais como "ver um espetáculo de marionetes" ou "ler uma história ". 

O termo ASMR (pronunciado por alguns Youtubers no Brasil como "Asmír"), foi usado pela primeira vez em 25 de fevereiro de 2010, no grupo de Facebook Autonomous Sensory Meridian Response Group depois de ser cunhado por Jennifer Allen, uma Profissional de Segurança Cibernética residente em Nova Iorque e criadora do grupo, em resposta à postagem de "okaywhatever" do fórum SteadyHealth, no qual, algumas pessoas mantinham um longo debate sobre a estranha sensação.

Allen explica que no termo "resposta sensorial meridiana autônoma", a palavra "autônoma" se refere à disposição em torno das pessoas que experimentam "ASMR", já que a natureza da reação varia de uma pessoa para outra e que a palavra "meridiana" se trata de uma palavra menos explícita utilizada em lugar da palavra orgasmo.

Maria do canal GentleWhispering.

=}}(~_~){{=Steamy Dreamy SPAtenious ASMR (binaural):

.
.
Debates online em alguns grupos como um do Yahoo! chamado Society of Sensationalists formado em 2008, ou o The Unnamed Feeling, blog formado por Adrew MacMuiris em 2010, se focaram em uma aprendizagem mais profunda por parte das pessoas sobre a sensação e a fomentação do compartilhamento de ideias e experiências pessoais.

Alguns nomes alternativos para o "ASMR" em relação a esses grupos de debate são Attention Induced Head Orgasm, Attention Induced Euphoria, e Attention Induced Observant Euphoria.
Outras frases para descrever a sensação seriam "orgasmo cerebral", "massagem cerebral", "formigamento na cabeça", "orgasmo da cabeça" ou "formigamento na espinha".

YouTube e vídeos de ASMR 

Segundo internautas, a fonte mais popular e eficaz de estímulos no desencadeamento do "ASMR" são vídeos; e a fonte mais popular de tais meios é o YouTube. Vídeos considerados eficazes no desencadeamento do ASMR caem em duas categorias, identificados e nomeados pela comunidade como "intencional" e "não intencional".

A mídia "intencional" é criada por aqueles conhecidos na comunidade como "ASMRtists" com o propósito de desencadear "ASMR" nos vídeo-espectadores e ouvintes. A mídia "não intencional" é a feita para outros fins, muitas das quais, atraíram atenção antes mesmo do fenômeno começar a ser reconhecido em 2007 (por exemplo: vídeos que mostram chuva caindo).

Cobertura nos meios

Uma conferência no Reino Unido (Boring 2012) mencionou os vídeos de "ASMR" em sua lista de temas a debater. A abrangência dessa conferência, como foi informado no Slate magazine, mencionou o músico e jornalista Rhodri Marsden apresentando o "ASMR" declarando que esse fenômeno, é um estilo de videos do tipo "RPG", ou "jogo com funções NÃO sexuais do Youtube". 

Alguns artigos no jornal The Huffington Post sugerem certos tipos de desencadeantes para evocar o ASMR. Os artigos mencionam "prazerosos formigamentos" ou "sensações de murmúrio" na cabeça provocados por alguns vídeos de ASMR do Youtube ou o simples fato de escutar pessoas sussurrando, poderiam estimular essa sensação.

Sara do canal Sara Mendes ASMR

ASMR: role play anjinho da guarda (português) .
.
Outros tipos de desencadeantes em vídeos e áudios, poderiam ser tarefas orientadas a um objetivo, o fato de falar suavemente, a música e os Role-playing games, também conhecidos como RPG ou em português: "jogos de interpretação de papéis" ou "jogos de representação".

Um artigo sobre o fenômeno de "arrepios" induzido por momentos específicos de uma peça musical, menciona distinções feitas pelos usuários da seção "ASMR" na rede Reddit, com o fim de distinguir entre "ASMR" e "arrepios" (também chamado frisson).

Alguns artigos similares na revista musical britânica New Musical Express, ou NME, mencionou distinções entre ASMR e frisson. Assinalou que embora ambas reações tendem a provocar "arrepios" no observador, as reações emocionais e fisiológicas são diferentes.

O escritor Sejam T. Collins citou o catedrático David Huron de Ohio State University, quem dá aulas na Escola de Música da Universidade, declarando que "'ASMR' e a sensação de 'arrepio' são diferentes e que 'o efeito ASMR' está claro e intensamente relacionado à percepção de não ameaça e atenção altruísta", diz Huron, quem observa que há uma grande semelhança à limpeza física nos primatas.

Segundo Huron: "Os primatas não humanos obtêm grande prazer (próximo da euforia) quando são asseados por um colega. Eles se asseam mutuamente não para estar limpos, mas sim, para ligar um com o outro."

"ASMR" foi o tema de jornais de rádio e vídeo. Uma emissão de rádio ao vivo ofereceu uma entrevista a um homem que afirmava experimentar "ASMR" e incluiu um debate sobre o fenômeno e sobre o que o desencadeava.
Alguns debates nos meios de comunicação mencionam o tema "ASMR" como uma "sensação tranquilizante" ou "relaxante".

O que diz a ciência?

Steven Novella, diretor de Neurologia Geral na Escola de Medicina da Universidade de Yale e contribuidor ativo de temas que implicam ceticismo científico escreveu em seu blog de neurociência sobre a falta de investigação científica em relação ao ASMR.

Amanari do canal Amanari ASMR 

ASMR Português- Leitura Das Mãos- Quiromancia (Roleplay):.
.
Steven Novella disse que as tecnologias da imagem por ressonância magnética funcional e a estimulação magnética transcraniana deveriam ser usadas com o fim de estudar o funcionamento cerebral de pessoas que experimentem "ASMR" em relação a pessoas que não o experimentam.

Novella discute o conceito de neuro-diversidade e menciona como a complexidade do cérebro humano é devida a comportamentos de desenvolvimento através da escala de tempo evolutivo. Este também sugere a possibilidade de que o "ASMR" seja um tipo de apreensão do prazer ou algum outro modo de ativar a reação do prazer.

"Pode ser um fenômeno real, mas é inerentemente difícil de pesquisar. A experiência interna é a chave de grande parte da investigação psicológica, mas quando se encontra com algo como isso, no qual, não se pode ver nem tocar, e nem sequer acontece com todo mundo, fatalmente cai em um ponto cego. É como a sinestesia, que durante anos foi um mito, até que nos anos noventa apareceu uma maneira fiável de medi-la.". Tom Stafford, professor de Psicologia e Ciências Cognitivas da Universidade de Sheffield.

Não sei se é realmente necessário tanta explicação apenas para explicar a sensação de prazer aconchegante quando se ouve o som da chuva:)

Abrax^^

Fonte Fonte Fonte Fonte Fonte Fonte Fonte

Um comentário:

  1. Amo ASMR! É incrível como alguns 'triggers' me relaxam. Essa sensação de bem estar me ajuda muito a dormir!

    Escrevo mais sobre ASMR aqui: http://asmrbrasil.wixsite.com/asmrblog

    ResponderExcluir