sábado, 17 de setembro de 2016

Welbike - "Parascooter"


Após o amigo fusqueiro, Luis Campos, ter compartilhado as imagens dessa moto, vi que eu não podia deixar de compartilhar mais alguns detalhes sobre a Welbike.

A Welbike, chamada também de um modo não oficial de "parascooter", é uma motocicleta criada no Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial para facilitar a mobilidade de tropas aerotransportadas depois de lançadas em paraquedas.


A motocicleta foi construída pensando na simplicidade de manejo e montagem. Assento e guidão eram dobráveis para caber no interior de um contentor lançável em paraquedas.


O desenho era minimalista para poupar peso e problemas mecânicos: apenas a roda traseira contava com amortecedores e freios, a transmissão era direta, o motor era refrigerado a ar e a única flexibilidade tecnológica era o tanque pressurizado de combustível, já que o carburador se encontrava na mesma altura e não podia ser alimentado por gravidade.


Uma pequena bomba manual permitia pressurizar o tanque em caso de necessidade. A autonomia era de 145 km por tanque.
O motor era de 1 cilindro, 2 tempos e 98 cc. A capacidade do tanque era de 3.7 litros e o peso total da máquina, com tanque seco, era de 32 quilos.

Foram construídos ao menos 4.000 exemplares desde 1942 até o final da guerra, sendo utilizadas tanto na Europa como no norte de África.


Também fizeram parte da equipe de tropas desembarcadas no Dia D, e algumas unidades chegaram a ser empregadas na União Soviética.

Modelo civil Corgi.
Depois da guerra, o desenhador da Welbike criou uma companhia para produzir versões civis chamadas Corgi, dotadas de várias melhorias sobre o modelo militar.




Fonte Fonte

Um comentário: