quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Árvores Cultivadas Como Móveis e Objetos de Arte

A maneira mais comum de produzir móveis de madeira é bastante simples: cultivar as árvores adequadas por algumas décadas, derrubá-las, cortá-las em pedaços menores e montar as peças formando uma cadeira...

O designer de móveis, Gavin Munro, de Derbyshire na Inglaterra, se perguntou se ele poderia tentar uma abordagem totalmente diferente: e se ele pudesse fazer as cadeiras crescerem?


Se as árvores pudessem ser forçadas a crescer em formas semelhantes a de uma cadeira, através de gabaritos e enxertos estratégicos, resultaria em uma "colheita de cadeiras" anual.

Depois de um longo período de anos de experiência no jardim da sua mãe e uma sólida prova de conceito, a iniciativa Full Grown nasceu.


Munro aponta que a ideia de fazer crescer móveis de fato remonta a milênios.

"Os chineses cavavam buracos que eram preenchidos com uma forma de rochas para forçar o crescimento de raízes de árvores através dos espaços, enquanto que os egípcios e gregos tinham um método para o cultivo de pequenos bancos."

Mas a Full Grown parece ter uma escala totalmente própria, com uma fazenda inteira destinada à colheita de cadeiras, luminárias e outros objetos incomuns.

Gavin Munro compartilha um pouco sobre o processo que pode levar de entre 4 a 8 anos:


"Em essência, é uma arte incrivelmente simples. Você começa instruindo e podando os galhos de árvore jovens enquanto elas crescem sobre gabaritos especiais. Em certos pontos, em seguida, enxertos são adicionados para que o objeto cresça como uma peça sólida. Eu fico admirado com a similitude de uma impressão 3D orgânica que usa ar, solo e sol como seus materiais de origem. "

"Depois de crescer para a forma que queremos, continuamos cuidando e nutrindo a árvore, enquanto ela engrossa e amadurece, antes de colhê-la no inverno para em seguida, deixar amadurecer e secar. Então é só uma questão de aplainar e dar acabamento para mostrar a madeira e textura interna."

A primeira cadeira de salgueiro da Full Grown já entrou na coleção permanente do Museu Nacional da Escócia, e Munro e sua equipe, acabaram de lançar um Kickstarter para ajudá-los a superar a brecha do último ano antes da sua primeira colheita, quase 11 anos fabricando os estranhos móveis. Você pode saber mais em seu site.



.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário