terça-feira, 6 de junho de 2017

UM BURACO GIGANTE NO PÓLO SUL DE MARTE DESCONCERTA OS CIENTISTAS

A missão da sonda Mars Reconnaissance Orbiter, está há mais de 10 anos na órbita marciana e já deveria ter explorado o planeta vermelho de cima a baixo, mas analisando as imagens transmitidas pelo aparelho, os cientistas sempre acabam encontrando algo interessante. Desta vez se trata de um estranho "buraco" gigante que se encontra próximo do pólo sul do planeta.

Enquanto quase toda a superfície do planeta está coberta de numerosas depressões e crateras, um grande buraco com centenas de quilômetros de diâmetro, apresentado em uma nova imagem publicada no site da NASA, parece ser mais profundo que os buracos médios marcianos, deixando os astrônomos em dúvida sobre a sua origem.

De acordo com os cientistas, muitas coisas podem fazer buracos no terreno rochoso de Marte. Mais de meio milhão de impactos de meteoritos deixaram crateras, tubos de lava criaram poços profundos, antigas inundações criaram abismos gigantes e a atividade vulcânica tem derretido o gelo para deixar alargamentos triangulares à vista.


Os cientistas admitem que no momento, não sabem exatamente como resolver o mistério desse enorme buraco no pólo sul de Marte. Somente as futuras expedições ao planeta vermelho poderiam estudar a fundo o fenômeno, assinalam os astrônomos.

Fonte Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário